Pular para o conteúdo principal

IGREJA DE GLAURA COMEÇA A SER RESTAURADA

Esforço conjunto entre Prefeitura e IPHAN viabiliza obra do PAC Cidades Históricas em Ouro Preto

Abrir as janelas, varrer o chão, retirar a poeira, lavar as toalhas, fazer os arranjos da decoração... no trancar e destrancar das portas da Matriz de Santo Antônio, em Glaura, distrito de Ouro Preto, Maria das Mercês Figueiredo, ou dona Mercês como é conhecida pelos amigos, dedicou 30 anos de cuidados à igreja. 

O trabalho diário foi, infelizmente, interrompido por causa das rachaduras que apareceram e que acabaram comprometendo a estrutura do prédio e a segurança dos fiéis. A chegada de 2019 trouxe boas notícias para a zeladora e para toda a comunidade do distrito ouro-pretano: teve início a restauração da Matriz - obra tanto aguardada por todos.

“Quando a igreja foi interditada, em 2016, nós ficamos todos muito chateados, pois perdemos nosso lugar para celebrações de missas, casamentos, batizados... O povo teve que procurar outras igrejas em outros distritos”. Ela conta que até mesmo o turismo na localidade diminuiu. 

“Antes, direto eu tinha que abrir a igreja para visitantes e estudantes que queriam conhecer. Quando tinha as festas (principalmente as de Santo Antônio e Maria Concebida e de Nossa Senhora do Rosário), vinha muita gente da redondeza para poder festejar”.

A igreja é datada da segunda metade do século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1962. A obra do PAC – Cidades Históricas foi elencada como prioridade pelo governo do prefeito Júlio Pimenta assim que assumiu a administração municipal, em 2017. 

Todo o processo para elaboração do projeto foi acompanhado pela comunidade glaurense, que participou ativamente das reuniões junto com os técnicos da Secretaria de Cultura e Patrimônio. No final do ano passado, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Iphan e a Vale direcionou aproximadamente um milhão de reais para a reforma estrutural da Igreja.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, ressalta o esforço conjunto entre o Município e o Iphan para viabilizar a obra. “Mesmo em um momento de grave crise financeira que o Brasil, o Estado de Minas e o Município de Ouro Preto enfrentam, nós conseguimos aprovar o projeto e captar recursos para esta importante ação”.

Toda a obra será acompanhada pelos técnicos da Prefeitura de Ouro Preto, na Diretoria do PAC, com coordenação da Arquiteta Débora Queiroz. A primeira etapa consiste no reparo da parte estrutural e a drenagem do terreno. Já na segunda etapa, serão restaurados os elementos artísticos.

“A gente sabe que essas coisas costumam levar tempo, mas a comunidade está muito satisfeita, muito feliz com essa obra”, conclui Dona Mercês, que já sonha com a igreja prontinha para que todos possam novamente usá-la como antes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...