Pular para o conteúdo principal

"WE WERE ON A BREAK!": PERFIL DOS CONSUMIDORES DE SÉRIES DE TV EM LAVRAS

60% dos entrevistados assistem a apenas uma série de cada vez, enquanto o restante acompanha várias ao mesmo tempo. Os espectadores acompanham episódios, em média, 4 horas por semana e, sobretudo, durante a noite
Seriado Friends lidera a preferência dos lavrenses

Se você é apreciador da indústria do audiovisual, muito provavelmente sua atenção está voltada para o universo de seriados nas plataformas de streaming, na TV e na internet.  Nas horas vagas, você passa horas e horas no sofá assistindo a vários episódios? Essa onda é tão grande que os hábitos e as preferências de consumidores das séries televisivas foram analisados em uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Para definir o perfil dos consumidores das séries de TV, pesquisadores do grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Administração e Economia (DAE) entrevistaram 303 pessoas com idade entre 18 e 45 anos no município de Lavras. 

Dados apontaram que 60% dos entrevistados assistem a apenas uma série de cada vez, enquanto o restante acompanha várias ao mesmo tempo. Os espectadores acompanham episódios, em média, 4 horas por semana e, sobretudo, durante a noite. Na maioria das vezes, a pessoa assiste ao programa sozinho (65%), enquanto 18% veem ao lado do namorado, 11% com a família e 5% entre amigos.  

O levantamento informou que metade das pessoas fazem maratonas, ou seja, tem o hábito de emendar um episódio atrás do outro.  

Do total, 10,3% compram produtos relacionados às séries, como camisetas, canecas, boton e fantasias dos personagens. Entre o público mais fiel, 36% interage na internet com outros fãs em fóruns e grupos de redes sociais. 

Friends
O número de produções para TV é tão grande que parece cada vez mais difícil escolher quais séries acompanhar. Ao todo, 174 séries foram mencionadas nos questionários. Mas ainda são os fãs do seriado americano “Friends” que posicionam o programa no topo das preferências (7,4%) – um fenômeno audiovisual que desde 1994 fez rir telespectadores de todo o mundo.  Game of Thrones ocupa o segundo lugar no ranking dos prediletos, com 6,25%, seguido de Gray´s Anatomy (5,7%).  

“Embora Friends lidere as preferências, as pessoas têm gostos diversos e a quantidade de produtos citados mostra como o mercado das séries é muito competitivo”, frisa o orientador do estudo e professor de Marketing do DAE, Daniel Carvalho Rezende.

Séries x Filmes
Em um movimento que se acentuou nos últimos anos, as séries atropelaram a indústria do cinema e assumiram o protagonismo no debate cultural. Fenômeno mundial, consumidores de Lavras confirmaram esse padrão de comportamento que levou o cinema ao papel de coadjuvante na atualidade.

Pelo menos 40% dos entrevistados assumiram ver menos filmes depois de começar a acompanhar os seriados. O número de idas ao cinema é menor: 90% afirmaram assistir estreias na telona uma ou nenhuma vez por mês. “Cinema é um lazer esporádico, provavelmente pelo alto custo e necessidade de sair de casa até outro local”, ressalta o orientador.

O formato de seriado foi o que melhor acompanhou a mudança de hábitos do espectador. “Atraiu tanto diretores quanto artistas que migraram do cinema para as séries. Nas séries, o público encontra temáticas mais adultas, enquanto as grandes produções do cinema estão infantilizadas, concentradas em desenhos animados e super-heróis. Embora filmes também tenham continuações, a própria natureza da série dá mais espaço para o roteirista contar uma história e conquistar a atenção do público por muito tempo, gerando um vínculo maior”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...