Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DETERMINA SUSPENSÃO DE ATIVIDADE DE CARVOARIA EM TOLEDO


A Justiça deferiu pedido liminar feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou que o proprietário de uma carvoaria localizada na zona rural do município de Toledo, no Sul de Minas, suspenda a atividade do empreendimento até a implementação, documentada e com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de medidas mitigadoras dos impactos ambientais. 

Conforme Ação Civil Pública (ACP) proposta pela Promotoria de Justiça de Extrema, a carvoaria funciona em turnos ininterruptos, gerando grande quantidade de fumaça proveniente da queima de carvão. Essa fumaça alcançaria residências da vizinhança, causando desconforto aos moradores. Alguns deles, incluindo idosos e crianças, já estariam apresentado problemas respiratórios.

Um Inquérito Civil foi instaurado pelo MPMG para apurar eventuais irregularidades nas atividades do estabelecimento e possíveis danos ao meio ambiente e à comunidade. Vistorias e fiscalizações foram realizadas no local pela Polícia Militar Ambiental, por meio do Núcleo Regional de Fiscalização do Sul de Minas, pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Toledo e pela Central de Apoio Técnico do Ministério Público de Minas Gerais (Ceat), constatando-se o funcionamento irregular. 

Segundo apurado, o fato de a carvoaria estar localizada em um vale faz com que a fumaça fique sobre o local, sem escoamento, e uma plantação de eucalipto próxima também impediria a fumaça de se espalhar. Além disso, o horário de maior atividade do estabelecimento é ao anoitecer, fora do período determinado pelo alvará de funcionamento. E situada a uma distância inferior a 500 metros de algumas residências, a carvoaria estaria contrariando legislação ambiental. 

A decisão judicial destaca que, em vez de acatar as recomendações do Ministério Público, feitas no decorrer do inquérito civil, com o objetivo de amenizar a emissão da fumaça, o estabelecimento adotou postura contrária, aumentando o número de fornos, ao total de 43, e, consequentemente, a atividade e a fumaça. 

Medidas
A Justiça acatou os pedidos de urgência do MPMG e determinou as seguintes obrigações ao proprietário da carvoaria: realocação dos fornos instalados a distância inferior a 500 metros de residências, prédios, rodovias e ferrovias; implantação de cortinamento vegetal no entorno da área de produção do carvão, em distância máxima de 10 metros dos fornos, composta por uma linha arbustiva, seguida de três linhas de árvores de grande porte, de crescimento rápido, com espaçamento máximo de três metros entre linhas e árvores; utilização alternada dos fornos, a fim de diminuir a emissão de fumaça; observância do horário de funcionamento estipulado no alvará de funcionamento; implantação de filtros e queimadores de fumaça; e distância de no mínimo 30 metros entre os fornos e os corpos hídricos.

O descumprimento da decisão sujeita o réu a multa diária de R$500. 

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...