Pular para o conteúdo principal

STARTUP DE EX-ALUNO DA UNIFEI DESENVOLVE SISTEMA PARA O COMPARTILHAMENTO DE CRÉDITOS DE ENERGIA

Bárbara Ferreira Viegas Rubim e José Otávio Carneiro Bustamante, sócios da Enercred, durante premiação em evento realizado em 2017

Uma matéria de Thaine Belissa, veiculada na versão online do Diário do Comércio, intitulada “Startup lança serviço de energia por assinatura”, informa que a empresa Enercred, da cidade de Pedralva, no Sul de Minas, “entrega ao consumidor pacotes de desconto de 10% a 20% na conta de luz, por meio de um modelo que transforma energia solar em créditos nas companhias de energia”.

José Otávio Carneiro Bustamante, ex-aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), é o atual CEO da Enercred, que oferece uma plataforma virtual para o compartilhamento de créditos de energia limpa, a qual conecta mini e microusinas geradoras de eletricidade a consumidores interessados em economizar com sustentabilidade.

O Diário do Comércio apresenta a trajetória da startup desde 2015, quando José Otávio foi aos Estados Unidos apresentar o projeto de um painel solar híbrido e decidiu inovar seu negócio, ao conhecer o modelo de comunidade solar, em que “os consumidores faziam locação de um percentual da usina de energia fotovoltaica e se beneficiavam do uso de energia renovável sem precisar investir em equipamento”, como relata ele na matéria veiculada.

Também são informados na veiculação os outros rumos que a empresa tomou nos anos de 2016 e 2017 para concretizar seu projeto, que de forma prática, consiste em fazendas solares que geram energia, a qual é injetada na rede de distribuição e transformada em créditos, sendo que os clientes pagam à startup uma mensalidade para usar tais créditos e, assim, podem reduzir o valor de sua conta de luz, economizando de 10 a 20% no valor que pagariam à fornecedora de energia.

A matéria também revela que a startup possui, atualmente, 20 clientes, número que pode aumentar com a ampliação da capacidade de sua usina em Pedralva. Além disso, é informado que a Enercred está firmando contratos com empresas de energia, como a EDP, para alugar plantas solares e aumentar sua capacidade de geração de energia. Com isso, a empresa poderá atender 120 clientes até a metade deste ano.

A expectativa de José Otávio, segundo o Diário do Comércio, é de que a Enercred aumente sua carteira para 3.000 clientes, já que ela está negociando com novos parceiros para a construção de uma usina maior no Norte de Minas Gerais, que terá a capacidade de geração de 5MW.

Sobre a Enercred
Segundo informações já veiculadas no site da Unifei, a jornada da startup começou em outubro de 2015, no evento U-Lab Prototype Camp no Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). De lá para cá, o projeto foi remodelado e reinventado. Em abril de 2016, seus integrantes participaram do Desafio Solar para Modelos de Negócios Sociais, promovido pelo Greenpeace Brasil e pela NESsT.

Já em 2017, a Enercred e a startup SunFlower Power System, aceleradas pelo LAB001, do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), se destacaram como finalistas, além de outras quatro participantes brasileiras, no programa EDP Open Innovation 2017, cujo evento de premiação aconteceu na capital portuguesa. Na época, dentre quase 200 startups de todo o mundo, a SunFlower e a Enercred tinham sido selecionadas entre as 15 melhores.

O LAB001, do CEU, que fazia, então, a aceleração das duas startups, é um programa desenvolvido pelo CEU, ligado ao Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), para fornecer suporte e mentorias e auxiliar no crescimento de startups de hardware e hard-sciences criadas por alunos da Unifei e pela comunidade da região.

da assessoria da Unifei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...