Pular para o conteúdo principal

UEMG REAFIRMA APOIO AO ASSENTAMENTO DA TRIBO INDÍGENA KIRIRI EM CALDAS


Em reunião realizada no último dia 6, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) reafirmou seu apoio ao assentamento da tribo indígena Kiriri em terreno que lhe havia sido cedida pelo Governo de Minas no município de Caldas, no Sul de Minas.

A reunião contou com representantes da universidade, da tribo indígena e do frei Gilvander, integrante da Pastoral da Terra. Entre resoluções apresentadas, a UEMG se comprometeu a articular com a Advocacia Geral do Estado um instrumento jurídico capaz de renovar para a UEMG a cessão do terreno, que retornou à posse da Secretaria de Estado da Fazenda.


A partir da formalização dessa garantia jurídica, seria possível criar e manter projetos de extensão que justifiquem e assegurem a permanência dos indígenas no terreno, por tempo indefinido.

A Reitoria da UEMG afirma que as interlocuções que teve a esse respeito junto a membros do recém-empossado governo estadual sobre o assunto apontam positivamente para o desfecho apresentado pela universidade em conjunto com a tribo Kiriri.

Atualmente residem no terreno 16 famílias pertencentes à etnia, que requerem sua permanência no terreno de 39 hectares. A indefinição sobre o assentamento tem inviabilizado o acesso da comunidade a serviços básicos, como luz e saneamento básico, que só poderão ser requisitados oficialmente após superados os trâmites jurídicos pertinentes.

A expectativa agora é de que o Governo de Minas se manifeste até o próximo dia 17, sobre a realização de uma audiência de conciliação entre as partes (Governo e indígenas), já que estava em curso um pedido anterior de reintegração de posse que foi suspenso após a troca de gestão do governo estadual.

Caso o governo estadual decida por realizar a audiência, na nova data marcada será apresentada oficialmente a proposta da UEMG, correndo em paralelo às tratativas realizadas junto à Advocacia Geral do Estado (AGE) para a nova cessão do terreno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...