Pular para o conteúdo principal

VEREADORES VÃO OUVIR PRESIDENTE DE ONG SOBRE PARCERIA COM MINERADORA

Comissão investiga irregularidades no licenciamento e nas atividades da empresa, que atua na região da Serra do Curral

Em meio à comoção gerada por mais uma tragédia humana e ambiental provocada pelas mineradoras que atuam no estado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) que investiga a mineração em áreas que integram o conjunto paisagístico da Serra do Curral dará prosseguimento às suas atividades na próxima terça-feira, 5. 

Presidida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a CPI vai receber o presidente da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, no intuito de esclarecer aos vereadores sobre a parceria da Ong com a Empresa de Mineração Pau Branco S.A. (Empabra), no tocante à atuação nas comunidades da região. Outras duas oitivas estão previstas para a reunião do dia 12 de fevereiro.

As oitivas de testemunhas, autoridades e especialistas são o principal instrumento investigatório utilizado na apuração de dados pela CPI, que incluem ainda visitas técnicas e pedidos de informação. 

Desde sua criação, em julho de 2018, a comissão já ouviu ambientalistas, representantes da sociedade civil, comunidades e trabalhadores afetados (14/8, 21/8, 28/8, 4/9, 11/9 e 18/9); Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (16/10); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) (23/10); Fundação Municipal de Cultura (20/11); Departamento Nacional de Produção Mineral/Agência Nacional de Mineração (27/11); institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual (11/12); e o secretário municipal do Meio Ambiente (18/12).

Após a oitiva desta terça, são aguardados para a reunião seguinte (12/2) o presidente da Empabra, que deverá prestar informações sobre as atividades realizadas e previstas pela mineradora, e o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (lbram), para esclarecer a relação entre os diversos empreendimentos minerários que atuam na Região Metropolitana, seus potenciais impactos negativos e o andamento das medidas de recuperação das áreas degradadas. 

O não-comparecimento de autoridades públicas podem levar à responsabilização por crime de desobediência, nos termos do artigo 330 do Código Penal Brasileiro.

Atividade irregular
A atividade minerária, que estaria atuando sem o devido licenciamento ambiental, vem ocorrendo na área da antiga Granja Corumi, no Bairro Taquaril, Regional Leste de BH. 

No local, conforme constatado em audiências públicas e visitas técnicas realizadas pela CPI, já é possível observar uma grande extensão degradada na base do Pico Belo Horizonte, o ponto mais alto da Serra do Curral e do município. 

Vistoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), principal órgão de fiscalização do empreendimento, apontou que a Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) descumpriu o limite da extração de minério previsto na autorização inicial.

Segundo a Semad, embora a empresa tenha apresentado Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para a região, aprovado pelo estado e pela Prefeitura de BH, os volumes de terreno movimentado de fato foram diferentes do que foi estabelecido no acordo. 

A movimentação, segundo especialistas, põe em risco a estabilidade dos cumes e encostas da Serra do Curral, ameaçando o equilíbrio ecológico, os recursos hídricos e o patrimônio ambiental e paisagístico tombado pelo Iphan.

Relatório Final
O Relatório Final, no qual poderão constar recomendações, propostas legislativas e indicação de providências a serem tomadas, será apresentado pelo relator Carlos Henrique (PMN) na reunião do dia 20 de fevereiro.

O documento será encaminhado aos Executivos Estadual e Municipal, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e demais órgãos responsáveis, Também compõem a CPI da Mineração os vereadores Catatau do Povo (PHS), Bella Gonçalves (Psol), Elvis Côrtes (PHS), Edmar Branco (Avante) e Arnaldo Lula Godoy (PT), além dos respectivos suplentes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...