Pular para o conteúdo principal

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS LANÇA NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL NA UFLA

Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro

Entre as ações de assistência estudantil que são prioridade para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão aquelas voltadas para a promoção da saúde mental. A ação mais recente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) na área é a criação do Núcleo de Saúde Mental (NSM), que entrou em funcionamento em 1º de março e será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 18. 

A nova estrutura passa a ocupar integralmente as instalações onde antes funcionava a Coordenadoria de Saúde, no Campus Histórico. A organização do serviço – destinado a estudantes de graduação e pós-graduação – vai garantir um suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária.

Três psicólogos e um psiquiatra irão atuar no Núcleo, com atendimentos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. 

O estudante que precisar recorrer ao serviço poderá fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorrerá no mesmo dia do agendamento. Haverá capacidade de atendimento para 44 pessoas por semana no Plantão. 

A partir desse primeiro atendimento, os profissionais irão avaliar a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatria. 

Ao todo, serão 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra. Farmacêuticos também vão colaborar com o NSM, com orientações em casos de tratamento medicamentoso.

A maior aposta da nova estrutura, entretanto, são os projetos de ações preventivas e as ações em grupo. 

A perspectiva é que se desenvolvam futuras parcerias do NSM com instituições e profissionais do município para ampliar e diversificar os serviços oferecidos. 

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, a nova estrutura de atendimento representa a consolidação de um trabalho que vem sendo feito desde 2017, que objetiva aprimorar todos os serviços de saúde da pró-reitoria, levando em conta as necessidades e a realidade de nossa comunidade universitária.

Conheça os projetos que terão início  com a nova estrutura:
  • Longe de Casa - ações visando à acolhida e apoio aos estudantes ingressantes, contribuindo para a qualidade da vivência, para sua permanência na Universidade e, consequentemente, para a prevenção do sofrimento mental. O projeto prevê um espaço de escuta e compartilhamento de vivências, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar e estabelecer novas relações, favorecendo a maior integração e vinculação à UFLA.
  • Conviver - criação de um espaço de escuta e compartilhamento de vivências sobre o processo de integração e permanência na Moradia Estudantil, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar, fortalecer suas condições psicossociais e estabelecer novas relações no ambiente de moradia, visando ao bem-estar coletivo nesse espaço.
  • Grupo SuperAção - trabalho com grupos, pela troca de experiências entre os participantes,  visando à quebra de estigmas e a ressignificação de questões relacionadas à saúde mental.
  • Cine Saúde Mental - sessões mensais vão promover a exibição de filmes como ponto de partida para discussões sobre saúde mental.
  • Escolha profissional - atividades nas escolas, com estudantes de ensino médio, compartilhando informações sobre a Universidade e sobre as escolhas profissionais. O  contato com os estudantes antes do ingresso figura como uma ação capaz não só de estimulá-los e orientá-los nas escolhas, como permite que tenham informações que os preparam para o contato com o mundo universitário.
Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. Foram 11 atendimentos de grupos, número que deve aumentar bastante em 2019, com os novos projetos. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro.  

De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, as várias experiências feitas na UFLA com rodas de conversa e outras iniciativas de participação coletiva têm demonstrado resultados promissores. 

“Considero que a geração de hoje está mais aberta à discussão; na verdade, querem espaço para discutir e refletir sobre as questões que impõem dificuldades à vida acadêmica. A saúde mental está deixando de ser um tabu”, avalia.

“Acreditamos que a saúde mental precisa ser cuidada como a saúde de maneira geral. Da mesma forma que devemos ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, precisamos cuidar da nossa mente de maneira contínua e não só nos momentos de crise”, defende Kátia Poles, ao comentar a importância do serviço.

Serviço
Lançamento do Núcleo de Saúde Mental, espaço dedicado a ações voltadas à promoção de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Data: 18/3/2019
Horário: 14h30
Local: Câmpus Histórico (local onde funcionava a Coordenadoria de Saúde)

Comentários

Débora disse…
Parabéns a PRAEC pela iniciativa!
Anônimo disse…
Excelente!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...