Pular para o conteúdo principal

SEMANA SANTA EM TIRADENTES PRESERVA ANTIGAS TRADIÇÕES



A Semana Santa é um dos maiores eventos de fé e devoção católica. Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, as tradicionais celebrações acontecem há mais de 300 anos, com uma extensa programação religiosa e cultural, com missas, procissões e encenações. Este ano a Semana Santa tem início dia 14 de abril, com as celebrações do Domingo de Ramos, e se estende até dia 21, no Domingo de Páscoa. 

Interior da Matriz de Santo Antônio 

Durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa, as igrejas realizam caminhadas em oração, conhecidas como Vias Sacras, nos bairros e comunidades da cidade. Nas sextas-feiras, após a celebração da missa acontecem Vias Sacras solenes na Igreja Matriz de Santo Antônio, percorrendo o Centro Histórico e os Passinhos da Paixão - pequenas capelas construídas entre os anos de 1745 e 1807, que contém quadros com cenas dos últimos momentos de Jesus Cristo. 

O Setenário das Dores, antiga tradição originada no século XIII, faz memória as sete dores que a Mãe de Jesus sofreu ao longo de sua vida. Terminado o Setenário, acontece a Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. O Ofício de Trevas é realizado no sábado que antecede o Domingo de Ramos. Um dos momentos mais esperados nesta cerimônia é quando todas as luzes da igreja são apagadas e os fiéis batem os pés no chão, simbolizando as trevas que tomaram conta da terra quando Jesus morreu. 

No Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa. A Procissão do Horto das Oliveiras, realizada na segunda-feira, 15, simboliza o momento em que Jesus aceita a missão de morrer. A terça-feira, 26, é marcada pela Prisão de Cristo. Nesta procissão, as luzes do Centro Histórico são apagadas, e a única iluminação existente é a luz das velas carregadas pelos devotos. No dia seguinte, acontece a Via Sacra encenada.


Na Quinta-Feira Santa é celebrada a Missa do Lava Pés e a instituição da Eucaristia. Na Sexta-Feira da Paixão acontece a ação litúrgica, com Adoração da Cruz, às 15 horas na Matriz de Santo Antônio. A noite é realizado o Descendimento da Cruz e em sequência a Procissão do Senhor Morto. 

O padre Ademir Sebastião Longati está à frente da paróquia Santo Antônio há 33 anos. O padre conta que o turista vem em busca de espiritualidade e tradições, para ele, o fato de Tiradentes ser uma cidade pequena e tranquila favorece a reflexão e ajuda a aflorar a espiritualidade. Além disso, a arquitetura e beleza das igrejas chama a atenção dos turistas nesta época do ano. 

Padre Ademir afirma que este ano fizeram um grande investimento para a Via Sacra encenada. “É um momento em que muitas pessoas se emocionam, por isso temos o cuidado em tentar ser o mais fiel possível, para que as pessoas sintam que existe uma intensa espiritualidade”, disse. O padre enfatiza que o objetivo é aproximar da encenação realizada em Nova Jerusalém, no Estado de Pernambuco. 

Pequenos detalhes fazem com que a Semana Santa em Tiradentes seja singular. O som da matraca para simbolizar o luto, a prisão do Cristo. 

Na Sexta-Feira da Paixão os sinos das igrejas não são tocados, nos demais dias há um toque fúnebre, mais contrito para retratar o sofrimento. 

A cidade preserva a tradição de confeccionar tapetes de serragem na madrugada de sábado para a procissão do Domingo de Páscoa. As celebrações e procissões tem a presença da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, tornando-as ainda mais emocionantes. 

As celebrações são organizadas pela paróquia Santo Antônio em conjunto com as Irmandades do Santíssimo, Senhor dos Passos, São João Evangelista, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Mercês. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes.

Programação da Quaresma e Semana Santa

Setenário das Dores
Dia 03/04– Quarta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 04/04 – Quinta-feira - Missa às 19:00, em seguida Setenário;
Dia 05/04 – Sexta-feira - Missa às 19:00, em seguida Setenário;
Dias 06/04 e 07/04 ocorre uma pausa para a Celebração da Solenidade de Passos
Dia 08/04 – Segunda feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 09/04 – Terça-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 10/04 – Quarta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 11/04 – Quinta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário; após o setenário ocorre o Depósito das Dores, saindo da Igreja de São João Evangelista e encerrando na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Dia 12/04 – Sexta-feira – Procissão às 18:00, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja das Mercês percorrendo todos os passinhos; encerrando na Igreja de São João Evangelista

Solenidade de Passos
Dia 06/04 Sábado - 19:00 - Igreja Matriz de Santo Antônio, em seguida Solene Procissão do Depósito do Senhor dos Passos. Após a chegada é proferido o Piedoso Sermão do Pretório.
Dia 07/04 Domingo – 10:00 na Igreja de Nossa Senhora das Mercês Rasoura com a piedosa imagem do Senhor dos Passos
18:00 - Paraliturgia do encontro do Senhor Jesus com sua Mãe Imaculada. Procissão e Sermão proferido no Largo do Rosário.

Ofício de Trevas
Dia 13/04 - Sábado: 18:00 na Igreja Matriz de Santo Antônio

Semana Santa

Domingo de Ramos– 14/04
08:30 – Procissão de Ramos. Saída da Igreja Matriz em direção ao Santuário da Santíssima Trindade.

Dia 15/04 – 19:00 – Missa, em seguida, Procissão do Horto das Oliveiras.
Dia 16/04 – 19:00 – Missa. Procissão da Prisão de Jesus saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês terminando na Igreja Matriz e em seguida Confissões.
Dia 17/04 – 15:00 - Missa e unção para os enfermos na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. 19:00 - Via Sacra encenada e confissão.
Dia 18/04 – 19:00 - Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Missa da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia. Em seguida, Transladação da Sagrada Eucaristia até a Capela do Santíssimo, quando se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 00:00.

Sexta-Feira da Paixão - 19/04
07:00 Reinicia-se a Adoração à Eucaristia.
15:00 - Ação Litúrgica da Adoração da Cruz.
20:00 Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Sermão do Descendimento da Cruz; canto da Verônica, Procissão do Enterro

Sábado de Aleluia -20/04
19:00- Celebração Solene da Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas Batismais e Liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa – 21/04
07:30 - Solene Procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo às Ruas do Centro histórico encerrando na Igreja matriz. À chegada, Santa Missa Solene.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...