Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TEM 98% DE OCUPAÇÃO NO SISU 2019 E NEGROS SÃO MAIORIA

Dos 1.283 ingressantes em 37 cursos, cerca de 80% são de municípios de regiões próximas
Campus da UFOP, em Ouro Preto

Os números finais da confirmação presencial de matrícula na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mostraram que a Comissão de Verificação - Cotas para Negros validou 84% dos ingressos pelas vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos). 

Em comparação com os dados dos ingressantes de 2007, o percentual de negros (pretos e pardos) na UFOP subiu de 9% para 48,5%. 

As reservas da modalidade de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo também alcançaram alto índice de aprovação. Embora existam processos em análise (da segunda à sexta chamadas), quase a totalidade foi validada. 

62% do total de ingressantes cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou concluíram o ensino médio pela certificação do ENEM, do EJA ou do Encceja, superando os 50% destinados a cota de escola pública, além de 10 alunos que entraram por meio da Cota Deficiência neste semestre. 

Ingressantes da Região - A maior parte dos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2019 na UFOP é de Minas Gerais, sobretudo das microrregiões próximas à Universidade. 

Dos 1.283 ingressantes, 1.099, cerca de 86%, são mineiros; Destes, 873, ou seja, 79,4%, são de microrregiões próximas aos três campi, considerando um raio de aproximadamente 150 quilômetros das três cidades: Mariana, Ouro Preto e João Monlevade. 

Os estados de São Paulo e Espírito Santo estão em segundo e terceiro lugares com mais calouros, com 88 e 37 alunos respectivamente.

Comissões de Validação - A UFOP vem se tornando referência na organização de comissões de verificação da Política de Cotas.

 Com os resultados obtidos, foi criada a "Oficina Temática: Exercício de Heteroidentificação", para capacitar servidores que atuam nas bancas étnico-raciais das etapas de confirmação presencial de matrícula, a fim de evitar fraudes.  

A oficina despertou o interesse de representantes de outra universidades, e já na segunda edição, servidores da UFMG puderam conhecer o método de análise das comissões da UFOP. 

"As comissões têm representado um controle de implementação de política pública e instrumento pedagógico, do ponto de vista da educação para as relações étnico-raciais. Do ponto de vista jurídico, as comissões garantem segurança para quem já ingressou, por justificar a validação da autodeclaração", ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos.

Adicionais - Desde 2017, as chamadas para matrícula na UFOP têm sido realizadas até a segunda semana de aula — um esforço pedagógico e administrativo da Universidade para que o calouro se integre às atividades acadêmicas e inicie o semestre letivo mais rapidamente. 

Com a adesão do curso de Música ao SiSU, a UFOP se tornou 100% ENEM neste semestre.  A UFOP divulgou ainda o perfil do calouro quanto a idade, gênero e etnia. Veja no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...