Pular para o conteúdo principal

MURAL GIGANTE É CONCLUÍDO NO CENTRO DE BH

Os últimos 3 anos têm sido potentes para o desenvolvimento da arte urbana de Belo Horizonte. Projetos como o Circuito Urbano de Arte (CURA) e o Gentileza transformaram o hipercentro da capital em um verdadeiro museu a céu aberto

BH acaba de ganhar uma grande obra de arte pública: um mural criado pelo grafiteiro Fhero em toda superfície do edifício do Shopping Xavantes. Para conceber uma arte que "envelopasse" todo o prédio, Fhero pintou um mural abstrato geométrico de cores fortes que remetem aos diversos povos que formam o Brasil. 

Sobre essa superfície, o artista que é reconhecido pela qualidade da sua pintura figurativa realista criou duas imagens: do lado maior localizado na Avenida Oiapoque vê-se dois pardais, pássaros comuns das cidades. 

Do outro lado, na rua Curitiba, Fhero resolveu pintar alguém que representasse a diversidade dos grandes centros urbanos e do público do Shopping Xavantes: sua esposa e também grafiteira Nica. Quem passa na rua pode ver apenas uma linda mulher, mas para ele tem um significado especial: pintar a Nica é declarar seu amor não só para a esposa mas também por Belo Horizonte. 

Para quem não sabe, Fhero é de São Paulo, mas é radicado em Belo Horizonte há mais de 10 anos. Foi aqui que ele construiu a sua trajetória como artista e foi o seu amor por Nica que o trouxe até a capital mineira. 

Shopping Xavantes
Inaugurado em 2004, o Shopping Xavantes foi criado através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura de Belo Horizonte, com a transferência dos camelôs da área do hipercentro para um local que pudesse favorecer a sua formalização. 

No ano em que celebra 15 anos, o Shopping Xavantes renova a fachada com uma grande obra de arte que será vista pelas 100 mil pessoas que circulam no seu entorno todos os dias.

Leonardo Furman, administrador do Xavantes, ousou quando resolveu encomendar uma obra em toda a superfície do shopping. BH já tem muitas empenas de prédios pintadas, mas ainda não tinha um edifício completamente pintado, com mural em todas as suas laterais. Cada canto do shopping ganhou novas cores. 

Como o artista, também foi o amor pela cidade que o moveu a encomendar o mural e, antes ainda, o fez criar o Shopping Xavantes. Filho de comerciantes que possuíam lojas no centro, Leonardo não vislumbrou apenas uma oportunidade comercial, mas também um jeito de junto com o poder público acolher os camelôs que na década de 90 lotavam as ruas do centro e trazer mais movimento para o bairro que naquela época tinha alto índice de violência

Hoje o Centro abriga dezenas de graffitis, murais e intervenções artísticas emoldurados pela sua arquitetura privilegiada transformando a região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...