Pular para o conteúdo principal

CARRANCAS RECEBE SEU TRADICIONAL FESTIVAL

Programação do 9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas reúne riquezas culinárias e culturais para esquentar o inverno 

Um dos principais destinos de ecoturismo de Minas Gerais, Carrancas, no Sul de Minas, também se destaca pela gastronomia, sendo promovida através do Festival Gastronômico e Cultural que acontece tradicionalmente no mês de julho.

Localizada numa região privilegiada para os amantes do ecoturismo, a apenas 270 quilômetros de Belo Horizonte, Carrancas destaca-se pelas paisagens deslumbrantes e belíssimas cachoeiras. A cidade é o “cenário‟ preferido pela equipe do núcleo de novelas da Rede Globo de Televisão: “Alma Gêmea” (2004), “Paraíso” (2009), “Amor Eterno Amor” (2012), “Império” (2015), “Orgulho e Paixão” (2018), são algumas das novelas e minisséries já gravadas em terras carranquenses.

Em 2019, em sua nona edição, o evento teve início ontem, quarta-feira, 17 e, vai até o próximo dia 21 de julho na Praça Manoel Moreira, no Centro da cidade.

O Festival é realizado pela Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo (Acetur), em parceria com a Prefeitura Municipal de Carrancas e com o apoio dos empreendedores locais e da região. A cada edição a Acetur busca aprimorar o evento, sem perder de vista as principais finalidades: promover a gastronomia local e valorizar a cultura nativa.

A programação do 9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas promete atrair o público em um espaço dinâmico com várias atrações:

Espaço Gourmet
Expositores locais e convidados apresentam especialidades da cozinha mineira.

Espaço Musical
Show todas as noites com as melhores bandas da região: Banda Álbum Duplo, Dimas e Banda, The Ollkids, Cecília Bravo e Los Trajanos. E, logo após os shows, tem DJ na pista do Festival.

Espaço Workshop
A proposta do espaço é a troca de experiências culinárias com cozinheiros, chefs locais e convidados. No dia 18 será ministrada uma palestra por Bruno Baltar de Souza sobre “Produção de queijo frescal e doce de leite com soro”. No dia 19, a Chef Dulcinéia apresentará um prato especial “Feijão gostoso com farofa”. Já no dia 20, a Chef Marília irá mostrar como preparar seu delicioso “Doce de mamão com abacaxi”. E no dia 21, a Chef Verônica apresentará a receita de “Ragu de rabada com mandioca”.

Espaço Cultural
O Festival tradicionalmente abre espaço para a expressão cultural de Carrancas: Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, Congada de Carrancas, Folia de Reis e Catira Mirim.

Espaço Criança
Espaço dedicado para a criançada, com apresentações lúdicas e brinquedos infláveis.

Serviço
9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas
Data: de 17 a 21 de julho de 2019
Local: Praça Manoel Moreira – Centro – Carrancas/MG
Horário: a partir das 18h (17 a 19 de julho) e a partir das 15h (dias 20 e 21 de julho – Sábado e Domingo)
Site: www.acetur.com.br/festival9
facebook.com/festivalgastronomicocarrancas
Instagram: aceturcarrancasmg

Realização: ACETUR - Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo
Co-Realização: Prefeitura Municipal de Carrancas/Secretaria Municipal de Turismo
Patrocínio: Recanto Restaurante, Pizza e Bar e Pousada Roda Viva
Apoio: SEBRAE-MG, Comercial Santos, Eletrovidros, Riquezas da Terra, Casa Bonita, Armazém do Pão, Portal Carrancas.com.br, Posto Feliz Ale, Banco do Brasil/Stelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...