Pular para o conteúdo principal

16ª PARADA DO ORGULHO LGBTQi+ DE DIVINÓPOLIS TRABALHO AFETO E VALORIZAÇÃO CULTURAL


A Parada do Orgulho LGBTQi+ está se aproximando, são 16 anos de tradição em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, trabalhando a importância do afeto e o respeito às diversidades. O evento é realizado pelo Movimento Gay de Divinópolis (MGD), com apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, através das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Governo, por meio Diretoria de Comunicação, além do suporte técnico prestado por demais setores. 

Diferente dos anos anteriores, o evento antes realizado em um dia, teve sua programação estendida e acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no final da rua Pitangui (Mercado Distrital), marcados com música, diversão e lazer.

Muito além de um evento voltado exclusivamente para o público LGBTQI+, a parada busca atrair toda comunidade divinopolitana, com o objetivo de levar para população maior conhecimento sobre a causa, seus direitos e deveres, além de partilhar momentos de alegria da festividade. Fundado em 1º de junho de 2005, o Movimento Gay de Divinópolis é reconhecido pela Prefeitura como Utilidade Pública Municipal segundo a Lei nº7.020.

O coordenador do MGD, José Marcelo David, conta que o objetivo da organização é promover a inclusão da comunidade no município e na região. 

“Esperamos na realização do evento transmitir a mensagem que somos normais e só queremos respeito com nossa orientação sexual. O preconceito existe e devemos fazer desse um momento de aproximação e afeto”, ressalta.

O Presidente do Movimento, ainda reforça a importância histórica da parada. “Também comemoramos os 50 anos de Stonewall, essência de todas as paradas esse ano, no Brasil e no mundo. 

Devido ao nascimento da primeira passeata a favor dos direitos LGBTQI+ nos Estados Unidos”, reforça. Na época, bares eram proibidos de vender bebidas para homossexuais e as pessoas eram obrigadas por lei a usarem roupas de acordo com o seu sexo biológico. Como um ato de resistência à repressão policial, deu início aos atos que hoje marcam o movimento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes, a iniciativa visa a socialização. “Devemos valorizar a comunidade LGBTQI+, muitas vezes, vitima do preconceito. Queremos mostrar para a sociedade que existe toda uma história por trás do movimento”, afirma.

A Virada Cultural e o Festival Gastronômico dos Carros de FOOD Truck’s e Barracadas entraram na programação, esta que conta com diversas atrações. Visando o incentivo aos artistas da cidade e da região, o evento contará com voluntários e será filantrópico. O valor arrecadado com a venda das camisas da parada será revertido em doações para a Casa de Apoio Irmã Scheilla, que acolhe pessoas com Câncer e HIV

A parada conta com várias novidades e no primeiro dia, a partir das 18h, no palco Tenda e Afeto, haverá atrações musicais com Djs tocando músicas dos anos 70, 80 e 90. Show com a banda Los Therezza, bingo beneficente do Instituto Helena Antipoff e Barzinho e Violão MPB. 

Já no segundo dia, começando às 8h30, ações sociais, momentos de lazer para crianças, danças, roda de capoeira, shows e várias atividades marcarão o sábado.

No último dia da festa, logo pela manhã, às 09h, roda de capoeira. A abertura e concentração da Parada LGBTQI+ com Djs e shows de Drags, será ao 12h. A cantora Livvia Bicalho ficará responsável pelo encerramento do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...