Pular para o conteúdo principal

16ª PARADA DO ORGULHO LGBTQi+ DE DIVINÓPOLIS TRABALHO AFETO E VALORIZAÇÃO CULTURAL


A Parada do Orgulho LGBTQi+ está se aproximando, são 16 anos de tradição em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, trabalhando a importância do afeto e o respeito às diversidades. O evento é realizado pelo Movimento Gay de Divinópolis (MGD), com apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, através das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Saúde, Desenvolvimento Social e Governo, por meio Diretoria de Comunicação, além do suporte técnico prestado por demais setores. 

Diferente dos anos anteriores, o evento antes realizado em um dia, teve sua programação estendida e acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no final da rua Pitangui (Mercado Distrital), marcados com música, diversão e lazer.

Muito além de um evento voltado exclusivamente para o público LGBTQI+, a parada busca atrair toda comunidade divinopolitana, com o objetivo de levar para população maior conhecimento sobre a causa, seus direitos e deveres, além de partilhar momentos de alegria da festividade. Fundado em 1º de junho de 2005, o Movimento Gay de Divinópolis é reconhecido pela Prefeitura como Utilidade Pública Municipal segundo a Lei nº7.020.

O coordenador do MGD, José Marcelo David, conta que o objetivo da organização é promover a inclusão da comunidade no município e na região. 

“Esperamos na realização do evento transmitir a mensagem que somos normais e só queremos respeito com nossa orientação sexual. O preconceito existe e devemos fazer desse um momento de aproximação e afeto”, ressalta.

O Presidente do Movimento, ainda reforça a importância histórica da parada. “Também comemoramos os 50 anos de Stonewall, essência de todas as paradas esse ano, no Brasil e no mundo. 

Devido ao nascimento da primeira passeata a favor dos direitos LGBTQI+ nos Estados Unidos”, reforça. Na época, bares eram proibidos de vender bebidas para homossexuais e as pessoas eram obrigadas por lei a usarem roupas de acordo com o seu sexo biológico. Como um ato de resistência à repressão policial, deu início aos atos que hoje marcam o movimento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Gustavo Mendes, a iniciativa visa a socialização. “Devemos valorizar a comunidade LGBTQI+, muitas vezes, vitima do preconceito. Queremos mostrar para a sociedade que existe toda uma história por trás do movimento”, afirma.

A Virada Cultural e o Festival Gastronômico dos Carros de FOOD Truck’s e Barracadas entraram na programação, esta que conta com diversas atrações. Visando o incentivo aos artistas da cidade e da região, o evento contará com voluntários e será filantrópico. O valor arrecadado com a venda das camisas da parada será revertido em doações para a Casa de Apoio Irmã Scheilla, que acolhe pessoas com Câncer e HIV

A parada conta com várias novidades e no primeiro dia, a partir das 18h, no palco Tenda e Afeto, haverá atrações musicais com Djs tocando músicas dos anos 70, 80 e 90. Show com a banda Los Therezza, bingo beneficente do Instituto Helena Antipoff e Barzinho e Violão MPB. 

Já no segundo dia, começando às 8h30, ações sociais, momentos de lazer para crianças, danças, roda de capoeira, shows e várias atividades marcarão o sábado.

No último dia da festa, logo pela manhã, às 09h, roda de capoeira. A abertura e concentração da Parada LGBTQI+ com Djs e shows de Drags, será ao 12h. A cantora Livvia Bicalho ficará responsável pelo encerramento do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...