Pular para o conteúdo principal

LAVRAS E RIBEIRÃO VERMELHO AINDA NÃO RESPONDERAM QUESTIONÁRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS

Com o diagnóstico o Tribunal poderá conhecer profundamente o perfil desses conselhos e promover mais ações de formação e apoio ao trabalho destes agentes da educação
Sede da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

O Tribunal de Contas de Minas Gerais quer conhecer melhor as condições de funcionamento e de atuação dos Conselhos Municipais de Educação. Para isso, um questionário sobre o tema foi enviado às prefeituras no mês de agosto. 

Apesar de uma parte dos municípios já ter enviado, outros 326 ainda não responderam ao questionário. Entre os municípios que ainda não responderam, estão Lavras e Ribeirão Vermelho, cidades vizinhas e ambas governadas pelo PSD.

Só com o diagnóstico o Tribunal poderá conhecer profundamente o perfil desses conselhos e promover mais ações de formação e apoio ao trabalho destes agentes da educação.  Por meio do diagnóstico também será possível sinalizar aos municípios a importância de efetivar seus conselhos.

Integrante do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o TCEMG aderiu à prática, já realizada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS) e sugerida pelo presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, para que os Tribunais parceiros também aplicassem em seus estados. 

De acordo com o CTE-IRB, quando estruturados e capacitados, os conselhos têm condições de fiscalizar as ações em educação, contribuindo, assim, para a boa aplicação dos recursos e para o controle social das atividades.

De acordo com a assessora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Fabrícia de Oliveira, “os conselhos municipais e estaduais são instâncias importantes na concretização da gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas. Cabe a eles também atuar como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores públicos”.

Fabrícia reforçou as funções dos conselhos, tais como: a elaboração de regras que adaptem os municípios às determinações das leis federais e/ou estaduais; a autorização do funcionamento das escolas; a legalização de cursos e deliberações sobre o currículo da rede municipal de ensino, a emissão de pareceres com orientações à sociedade e ao poder público, o acompanhamento da execução das políticas públicas e o monitoramento dos resultados educacionais do sistema municipal.

Todos os municípios que ainda não o responderam o questionário devem a acessar o link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...