Pular para o conteúdo principal

REVISTA DE JORNALISMO CIENTÍFICO DA UFLA JÁ ESTÁ EM SUA TERCEIRA EDIÇÃO


Já está disponível a 3ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. A reportagem de capa desta edição trata de um tema muito presente em nosso dia a dia: as embalagens. 

Do momento em que levantamos até a hora de dormir, inúmeros objetos passam por nossas mãos embalados. Contudo, a praticidade desses envoltórios que protegem e facilitam o transporte de mercadorias tem gerado, como contraparte, sérios impactos ambientais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens são descartadas após o primeiro uso e esse tipo de resíduo é responsável por quase um terço do lixo doméstico.

Imaginar um mundo sem embalagens é, aparentemente, impossível no cenário atual. Para continuar usufruindo de seus benefícios, reduzindo os danos ao meio ambiente, além da conscientização a favor da reciclagem, uma nova frente de atuação tem sido o desenvolvimento de embalagens sustentáveis. 

Por isso, a Revista Ciência em Prosa apresenta várias pesquisas em andamento na UFLA que permitem entrever essas embalagens do futuro.

Além de utilizar materiais facilmente encontrados na natureza, todas as inovações apresentadas são biodegradáveis, isto é, são decompostas naturalmente por microrganismos, sem gerar compostos tóxicos ao meio ambiente. Desempenham, ainda, funções que vão além das tradicionais embalagens, ajudando, por exemplo, a criar barreiras contra bactérias e fungos, a prolongar a vida útil e adicionar sabor a alimentos; casos que parecem ficcionais, mas já começam a se tornar realidade nas prateleiras dos mercados.

O desenvolvimento dessas embalagens do futuro envolve vários departamentos da UFLA e revela uma preocupação com a sustentabilidade, que já é traço marcante da Instituição. A UFLA foi a segunda instituição mundial certificada como “Universidade Azul”, pelo exemplar desempenho na gestão das águas. 

Ano após ano, também se destaca no ranking GreenMetric World University, que classifica as universidades como sustentáveis, considerando iniciativas como tratamento e reciclagem de resíduos, uso de energias renováveis, inclusão do tema sustentabilidade nos currículos dos cursos, financiamento de pesquisas e produções acadêmicas sobre o tema. 

Com as pesquisas multisetoriais sobre embalagens, a UFLA se posiciona, portanto, mais uma vez, na vanguarda das instituições preocupadas em alcançar uma relação mais equilibrada entre a sociedade e o meio ambiente.

Nesta edição, também há reportagens sobre temas como: os 50 anos de pesquisa na UFLA sobre o feijão carioca, as repercussões sociais do projeto Cria-UFLA, o significado por trás do comportamento dos gatos, a evolução do sistema de carburação dos automóveis para a injeção eletrônica, os principais mitos e descobertas sobre o Universo. 

Acesse a versão on-line da 3ª edição da Revista Ciência em Prosa e saiba mais sobre esses e outros assuntos.A versão impressa será distribuída em diferentes pontos da cidade e também pode ser retirada na Diretoria de Comunicação da UFLA (Dcom), localizada no prédio em frente à Reitoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...