Pular para o conteúdo principal

APARELHO ADQUIRIDO PELA UFLA AGILIZA RESULTADOS DE PESQUISAS E TRAZ INOVAÇÃO NO ENSINO E EXTENSÃO


Em blocos cirúrgicos onde se opera seres humanos ou animais com câncer, é comum os médicos utilizarem um aparelho que permite realizar cortes imediatos no tecido operado para verificar se este contém todas as células cancerígenas presente no tumor ou se ainda é necessário um corte maior para retirar essas células. Esta é apenas uma das aplicações deste aparelho de nome pouco usual, o criostato, importante para a ciência e para a população.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), um criostato foi instalado no Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME), um laboratório multiusuário nacional, podendo ser utilizado por pesquisadores da UFLA e também outros centros parceiros. 

O objetivo foi trazer inovações em pesquisas na cafeicultura: ele reduz o tempo de análise, pois possibilita pegar uma amostra fresca que passará por um processo de congelamento e logo estará pronta para os cortes para observação em microscópios de luz. 

“Deste modo, a amostra não precisa passar pelos processos de fixação, inclusão e embrocamento que demandam tempo e recursos financeiros, além de poderem alterar propriedades da amostra. O criostato mantém as propriedades imunogênicas da amostra e garante resultados mais rápidos”, destaca o coordenador do LME, professor Eduardo Alves. 

O aparelho foi adquirido com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financia o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT) coordenado pelo professor Mário Lúcio Vilela Resende. 

Além de pesquisas na cafeicultura, será de grande importância também em outras áreas. “Ele vai ser aplicado em vários setores da universidade. A expectativa é que auxilie vários pesquisadores das áreas de botânica, fitopatologia, medicina, medicina veterinária e outras”, explica Eduardo.

Utilização do laboratório
Para fazer uso do criostato, é preciso que os pesquisadores passem por um treinamento com o objetivo de aprenderem a manuseá-lo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (35) 38291014 ou presencialmente no LME.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...