Pular para o conteúdo principal

CASTANHA DE BARU, FRUTO TÍPICO DO CERRADO, É TEMA DE PESQUISA NA UFLA

Professor Eduardo Valério e a mestranda Gabriela Mendes

O cerrado possui uma diversidade de frutos cujo consumo é muito apreciado, principalmente por conta de seus benefícios. Por isso, instituições de pesquisa como a Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm buscado conhecer melhor suas propriedades nutricionais e propor sua utilização na elaboração de novos produtos.

De acordo com o professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, que coordena as pesquisas há mais de 20 anos, o Baru é rico em vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos, que são agentes antioxidantes que favorecem a saúde cardiovascular prevenindo doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes, câncer. 

Além de pesquisadores da UFLA, o estudo com o Baru envolve pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás e é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad). 

“Para se ter uma ideia, a amêndoa do Baru possui mais cálcio do que o leite e mais ferro do que a carne, além de reunir cobre e outros minerais. Por isso, nosso objetivo foi elaborar um produto a partir do extrato aquoso dessa amêndoa de baru.”

Entre os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em pós-colheita de frutas e hortaliças do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) está a utilização da castanha de Baru para a produção de produto tipo iogurte. O leite da amêndoa do Baru pode ser utilizado na alimentação humana principalmente por pessoas que buscam alternativas em substituição ao leite de vaca ou possuem restrições alimentares. 

O produto elaborado pelos pesquisadores ainda foi acrescido de microrganismos vivos e de farinha de banana verde. 

“Esses microrganismos, como lactobacilos, quando ingeridos de forma correta diariamente, podem trazer diversos benefícios à saúde humana. Além disso, ao adicionar a farinha de banana verde com a casca, nós enriquecemos o produto final aumentando seu teor de fibras, ao mesmo tempo em que conseguimos um produto potencialmente probiótico”, explica a mestranda Gabriela Silva Mendes Coutinho.

Nos testes em laboratório, cinco tratamentos com concentrações de amido ou farinhas de bananas verde foram utilizados para as análises, que incluíram a avaliação da viabilidade dos microrganismos adicionados nos produtos selecionados e a opinião dos consumidores. 

“A análise sensorial mostrou que esse produto tem uma boa aceitação do público, principalmente para aqueles que já conhecem esse fruto típico do cerrado”, diz Gabriela. Como resultado da pesquisa, foi produzida uma bebida tipo iogurte de grande qualidade nutricional e tecnologia, que poderá servir de base para futuras pesquisas sobre o Baru.

Além de ser usado na alimentação humana e animal, o baru também é utilizado na medicina popular por meio de óleos que são extraídos de diferentes partes da planta; o uso também é observado na indústria cosmética e na construção civil.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...