Pular para o conteúdo principal

GINÁSIO DE VÔLEI DA UFLA TERÁ PISO OFICIAL


A Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) obteve aprovação de um projeto submetido ao Edital 01/2019 da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O resultado, publicado nesta segunda-feira, 27, traz uma conquista para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para o município: prevê a captação de quase R$ 300 mil em recursos para instalação de piso oficial no Ginásio de Vôlei, ligado ao Departamento de Educação Física da Instituição (DEF). A melhoria permitirá fomentar a prática do voleibol da cidade e região.

Entre as metas apresentadas no projeto está o atendimento a um mínimo de 302 atletas, que participam de competições como Superliga B, Campeonato Mineiro, Campeonato de Base, Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e Jogos do Interior de Minas (Jimi), além de colaborar em demandas acadêmicas de estudantes da graduação em Educação Física. 

O espaço também estará aberto à utilização gratuita por parte de instituições públicas e entidades esportivas da região. Outro benefício importante contemplado pelo projeto é a promoção de atividades esportivas para pessoas com deficiência, crianças e adolescentes da rede pública de ensino e/ou para pessoas acima de 60 anos.

O piso oficial para voleibol tem especificações que atendem a regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ele garante segurança aos atletas e melhor desempenho na prática esportiva, possibilitando que o ginásio sedie diversas competições, o que contribui para o incentivo à disseminação do esporte. A aprovação do projeto em Lei de Incentivo ao Esporte torna-o habilitado à busca de empresas apoiadoras que se disponham a efetuar a compra e instalação do novo piso, obtendo, com a iniciativa, dedução fiscal.

Para o chefe do DEF, professor Luiz Henrique Maciel, a aprovação do projeto é uma conquista muito importante. 

"O Departamento tem tradição e vocação pelas atividades de extensão e atendimento comunitário. Com o piso adequado, teremos a possibilidade de atender melhor os participantes do projeto social do vôlei, além de permitir preparar melhor times de competição. É com muita felicidade que recebemos a notícia”, comenta.

O coordenador do projeto Lavras Vôlei, professor Marcelo Teixeira, explica que uma vantagem importante do piso oficial é o fato de que ele pode atender também a outras modalidades esportivas. 

“É mais específico para o voleibol, pois já vem com as marcações próprias para esse esporte, mas pode ser adaptado para outras modalidades. Tem um amortecimento especial, que ajuda a prevenir lesões, sobretudo nas modalidades em que se salta muito, como é o caso do vôlei. Com certeza, vai ajudar a Universidade a ser um dos polos da prática de voleibol em Minas Gerais”.

Histórico de conquistas da Fundecc por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte
O projeto Lavras Vôlei, equipe feminina, foi uma iniciativa impulsionada por meio de aprovação de proposta submetida pela Fundecc ao programa estadual de incentivo ao esporte. 

A equipe conquistou a 4ª colocação no Campeonato Mineiro e a participação na Superliga B. Outro projeto executado por meio da Fundecc foi o Lavras Vôlei naipe masculino, com resultados expressivos e participação no Campeonato Mineiro, Superliga C e Superliga B. São ações que estimulam o senso de pertencimento na comunidade local e estimulam a prática esportiva. 

De acordo com o diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca, o Lavras Vôlei é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, o Departamento de Educação Física da UFLA (DEF), a Fundação Apoio a Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Associação Social e Esportiva Sada e Lavras Tênis Clube (LTC). 

“Nosso intuito é, com projetos assim, é promover e estimular o esporte alto rendimento e a prática do vôlei no município de Lavras e região, bem como participar dos principais eventos esportivo nacionais e estaduais”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...