Pular para o conteúdo principal

LEI MUNICIPAL INCENTIVA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ABANDONADAS EM POÇOS DE CALDAS

Já existem na cidade mais de 200 locais adotados por moradores, por pessoas da terceira idade e aposentados
Objetivo do programa Cidadania e Ecologia é firmar parcerias com a comunidade para manutenção de terrenos baldios

A Lei n. 8.587, de setembro de 2009, instituiu em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o programa Cidadania e Ecologia, que tem como objetivo principal a conservação, recuperação e manutenção de terrenos baldios de propriedade do município, por meio de parcerias com pessoas físicas ou jurídicas, associações de moradores e cooperativas. 

Autor de um anteprojeto sobre o tema, encaminhado ao Executivo também em 2009, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) ressalta a importância da divulgação da norma existente e da participação da comunidade nesse projeto.

De acordo com a legislação aprovada pela Câmara, as parcerias a serem firmadas se referem a terrenos baldios sem serventia imediata para a municipalidade, onde terceiros interessados poderão utilizá-los para o plantio de hortaliças, frutas, legumes e flores, com vistas à manutenção da limpeza da área, nos termos estabelecidos com o poder público. 

A lei estabelece, ainda, que os interessados devem apresentar carta de intenções junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Outros objetivos do programa são: melhoria na qualidade de vida da população vizinha às áreas públicas que possam abrigar o projeto; incentivo à cidadania junto à população residente em áreas periféricas da cidade, a partir de sua integração a um programa que seja, ao mesmo tempo, educativo em respeito ao meio ambiente e essencial para a recuperação de áreas degradadas, abandonadas ou de difícil utilização; integração da sociedade com o poder público, especialmente no desenvolvimento de políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida, ao incentivo à cidadania e ao compromisso com a manutenção de um meio ambiente equilibrado.

Cagnani ressalta que o programa instituído por lei fortalece as políticas públicas de cuidado com o meio ambiente e de incentivo ao cultivo de frutas, hortaliças e flores. 

“Já existem na cidade mais de 200 locais adotados por moradores, por pessoas da terceira idade e aposentados, como é o caso de uma família no bairro Monte Verde, ao lado do bairro Boa Esperança II. São pessoas que cuidam do espaço, auxiliando a Prefeitura na questão de áreas que estavam desocupadas. O que precisamos é divulgar esse projeto e incentivar a população a adotar os terrenos que não são utilizados pelo município e estão abandonados. Muitas dessas áreas são usadas para depósito de lixo e acabam abrigando diversos tipos de animais”, diz.

Segundo o vereador, desde 2009, a intenção era justamente essa, criar um projeto de incentivo à adoção de áreas verdes. 

“O que sempre sugerimos foram ações visando à melhoria da qualidade de vida e da estética visual dessas localidades, através de um projeto permanente. O que esperamos é uma participação maior da comunidade, com o auxílio da Prefeitura e Secretarias Municipais competentes”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...