Pular para o conteúdo principal

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES ATRAI TURISTAS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL


Às vésperas do encerramento neste sábado, 1º, a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, nas Vertentes, destaca-se como o maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo e atrai pessoas de várias partes do Brasil. Moradores locais e de regiões próximas, além de turistas de outros estados e internacionais, movimentam a cidade com um desejo em comum: o de vivenciar e experimentar o melhor que a Sétima Arte e a cultura têm a oferecer.

Há dois anos, a professora Leila Matos Andrade sai de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, para acompanhar a programação da Mostra Tiradentes. Mesmo não atuando na área do audiovisual, ela afirma que ama o cinema e o utiliza como ferramenta de ensino em suas aulas. “Acho que o cinema tem essa função educativa, de formação crítica e de democratizar. Falo de uma forma geral, democratizar o lazer, a informação, a diversão e o acesso à cultura. Quem faz cinema tem uma responsabilidade muito grande. Quando a gente vê na tela algo que nos representa, de alguma forma, isso dá um alento para esse momento tão duro em que estamos passando. Resistir é preciso”, avalia.

Visitantes cativos da Mostra Tiradentes, o casal de professores Marisa Magalhães e João Evangelista de Magalhães, no Estado de São Paulo, acompanha a mostra desde 2002. “Somos da época em que a Mostra não tinha toda essa estrutura sofisticada. Era uma tenda pequena, com poucas cadeiras. Para você ter ideia, nem folder existia, a gente recebia a programação e as sinopses dos filmes em uma folha impressa”, lembra Marisa. Para eles, a Mostra de Tiradentes é o maior evento do cinema nacional. O grande diferencial está na democratização da produção cinematográfica, nas várias linguagens que são trabalhadas e principalmente no fato de ser gratuita e direcionada a todo tipo de público. 

“Considero, ainda, a mostra como uma escola, já que dá oportunidade aos iniciantes de mostrarem seus trabalhos, proporcionando visibilidade e aprimoramento”, comenta Marisa. Hoje a Mostra de Cinema de Tiradentes já faz parte do calendário de férias de Marisa e João. “A gente vibra com a Mostra, necessitamos e sobrevivemos dela. Temos o costume de dizer que a Mostra nos revigora, portanto vida longa à Mostra de Tiradentes”, comemora.

Outro exemplo de encantamento com a Mostra é a universitária Giuliana Magalhães. Pela primeira vez na cidade e no evento, ela conta que está aproveitando ao máximo a programação. “Até o momento o que fez meu coração bater mais forte foi o média-metragem ‘Sete anos em maio’, dirigido pelo mineiro Affonso Uchôa e exibido na última terça”.

Até sábado, último dia da Mostra de Tiradentes, ainda serão exibidos longas e curtas-metragens, realizados seminários, rodas de conversas e apresentações artísticas. O dia reserva ainda o anúncio dos curtas e longas vencedores, na avaliação dos júris Oficial, Jovem e Popular. 

A programação completa está disponível em: http://mostratiradentes.com.br/

Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...