Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE GUAXUPÉ APLICA NOTIFICAÇÃO COLETIVA PARA LIMPEZA DE LOTES E TERRENOS BALDIOS EM GUAXUPÉ

Medida vale para todos os cidadãos, incluindo a própria Prefeitura

No dia 8 de janeiro, após ser detectado pela equipe de fiscalização e Vigilância em Saúde, uma grande quantidade de lotes e terrenos baldios tomados por mato alto, alguns até mesmo com entulhos e lixo, a prefeitura decretou uma notificação coletiva para a limpeza de lotes e terrenos baldios em Guaxupé. De acordo com a prefeitura da cidade, o objetivo é manter a higiene nos bairros e evitar a proliferação de agentes transmissores de doenças.

Segundo a Lisiane Durante, procuradora-geral do município, a notificação se faz necessária e já está em vigor para que aquelas pessoas que possuem terrenos ou lotes que estão tomados pelo mato alto ou lixo, que providencie o mais rápido possível a limpeza do local.

“O Decreto nº 2163 de 08 de janeiro de 2020 visa melhorar o bem-estar e saúde pública da população guaxupeana. A grande quantidade de lotes e terrenos com entulhos, lixos e vegetação em nossa cidade representam perigo à segurança e à saúde pública. Lembrando que a limpeza se estende também à construção e casas abandonadas”, explicou a procuradora.

De acordo com Jurema dos Santos Peres, diretora da Vigilância em Saúde, a não limpeza dos lotes e terrenos traz sérios riscos à saúde da população: “Locais sujos, seja com mato alto ou até mesmo com lixo e resíduos de construção civil, são potenciais criadouros de animais peçonhentos como cobras, ratos, escorpiões. Lembrando também do mosquito Aedes que transmite a dengue, zika e chikungunya. Animais que podem causar danos reversíveis às pessoas”, disse.

Com o Decreto, os munícipes terão o prazo de 15 dias contados a partir de sua publicação oficial que aconteceu no último dia 13 para providenciarem a limpeza dos seus lotes e terrenos, mantendo-os em boas condições de higiene e limpeza. Caso o responsável não faça a limpeza, a Prefeitura, havendo condições, poderá assim fazê-la e a conta ir para a dívida ativa do proprietário, além do que o mesmo é multado por desacatar o Decreto.

A Secretaria de Obras em conjunto com a Divisão de Vigilância em Saúde já está também finalizando um cronograma para a limpeza dos lotes e terrenos pertencentes à Prefeitura.

“O Decreto tem que valer para todos. De nada adianta a prefeitura cobrar a limpeza dos lotes da população e ela possuir terrenos sujos. Então o prefeito determinou que sejam limpos todos os lotes da Prefeitura, evitando qualquer transtorno aos moradores. A limpeza dos lotes e praças pertencentes à Prefeitura já começaram a ser limpos nesta semana”, finalizou Lisiane Durante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...