Pular para o conteúdo principal

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA E TRÊS ADVOGADOS SÃO CONDENADOS POR FRAUDE EM LICITAÇÃO EM SÃO BENTO


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Três Corações, no Sul de Minas Gerais, obteve na Justiça a condenação de um ex-presidente da Câmara de Vereadores de São Bento Abade e três advogados pelo cometimento de fraudes durante processo licitatório que objetivava a contratação de assessoria jurídica para a casa legislativa. 

Cada um terá que pagar um salário mínimo de multa e prestar serviços a comunidade. A decisão da Justiça foi publicada em 30 de janeiro deste ano e é passível de recurso.

De acordo com as investigações, entre os meses de março e maio de 2015 os denunciados previamente ajustados e imbuídos do mesmo propósito criminoso, frustraram, mediante ajuste, o caráter competitivo do Procedimento Licitatório 001/2015 (Carta Convite 01/2015), com o intuito de obter vantagem decorrente da concessão do objeto da licitação.

Para o MPMG, o então presidente da Câmara Municipal de São Bento Abade teria ajustado a contratação de um advogado mesmo antes do início do processo licitatório. Para a consecução do objetivo comum a ambos, contratar o escolhido e ser escolhido como contratado, eles teriam fraudado por completo a carta convite mencionada.

Segundo as apurações, os orçamentos foram solicitados e prestados por pessoas extremamente próximas a um dos advogados, que tomaram parte na prática do crime e possibilitaram sua ocorrência. A companheira do advogado contratado e o irmão dela, ambos advogados, além de apresentarem orçamento que possibilitaria a contratação do profissional previamente escolhido, falsamente concorreram com ele na carta convite, enviando propostas ajustadas. Ao final da carta convite sagrou-se vencedor o advogado previamente escolhido pelo ex-presidente da Câmara Municipal de São Bento do Abade, considerado pelo MPMG como carta marcada.

Penas
Cada um dos denunciados recebeu a pena inicial de dois anos de detenção, em regime aberto*, e dez dias-multa, sendo cada dia multa o equivalente a 1/30 do salário mínimo.

Entretanto, a Justiça entendeu cabível a substituição das penas restritivas de liberdade em restritivas de direitos. Como os réus preenchem os pressupostos objetivos como os subjetivos previstos no artigo 44 do Código Penal, foi concedido aos acusados as respectivas substituições da penas, com cada um tendo que pagar uma multa de um salário-mínimo bem como prestar serviços à comunidade. Cada hora trabalhada corresponderá a um dia de pena.

*O regime aberto é direcionado para pessoas condenadas até quatro anos sem que tenha reincidência de crime. Nesse regime, o detento deve trabalhar, frequentar cursos ou exercer qualquer outra atividade autorizada durante o dia e recolher-se à noite em casa de albergado ou na própria casa.

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...