Pular para o conteúdo principal

TRÁFEGO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NO PERÍMETRO URBANO DE ITAJUBÁ PODE SER PROIBIDO


Na última quarta-feira, 12, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária se reuniu no Plenário da Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, para tratar sobre a possível proibição em perímetro urbano de veículos por tração animal e também dos ecopontos (locais destinados à descartes de entulho reservado aos carroceiros).

Na ocasião, estiveram presentes: secretário municipal de Agricultura José Henrique Jacarini, diretor do Departamento de Trânsito Luiz Cláudio Gaudino Braga e os carroceiros Rodrigo Daniel Poddis, José Denival, Amarildo de Souza, Roberto Benedito Valentim e a Maria do Carmo Silva Ribeiro. Também participou como convidado o vereador Fabrício Machado.

O secretário Jacarini falou da importância dos cuidados com o animal e ressaltou a necessidade de regulamentação para uso de equinos na tração de carroças, reforçando que há uma série de estudos que podem ser levados em consideração para balizar as tomadas de decisões. 

Também destacou a importância de amplo diálogo que vise efetivamente construir um processo sólido e benéfico para o município.

O diretor Luiz Cláudio falou da necessidade de se tomar determinados cuidados no trânsito se tratando da condução de carroças, em virtude do trânsito que hoje é mais intenso e dinâmico pelo crescimento da cidade. 

Ressaltou a necessidade de reflexivos nas carroças e bagageiros para efeito de sinalização e a obrigação, após devida regulamentação, de emplacamento e fiscalização dos veículos que, mesmo sendo feito por tração animal, estão inseridos no trânsito e precisam de identificação, caso ocorra infração. 

Pontuou ainda sobre acompanhamento periódico da saúde dos animais. Colocou-se a disposição para orientar os condutores de carroça e aos vereadores desta Casa, buscando atender a sociedade de forma concreta e contundente.

No uso da palavra, os carroceiros apresentaram os procedimentos de trabalho, como são realizados os cuidados visando o bem-estar e a saúde do animal e enfatizaram há, sim, profissionais inadequados na área, mostraram-se favoráveis à regulamentação e abertos ao diálogo.

Outro fator de extrema importância abordado pelos carroceiros foi à utilização e manutenção dos ecopontos, já que muitos profissionais que utilizam veículo tracionado por força motriz aproveitam o espaço que é exclusivamente destinado para os carroceiros. Solicitaram, ainda, a expansão dos ecopontos, visando um menor deslocamento e maior tranquilidade na execução dos serviços

Após ampla discussão, os vereadores da comissão Vladimir Bananeiro (Presidente), Mônica Chaves (Relatora), Zé Maria Bão (Membro), Wilson do Povo (Suplente) e Fabrício Machado (convidado) se colocaram a disposição para atendimentos e sugestões, se comprometam estudar soluções benéficas atender os anseios de cada cidadão.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...