Pular para o conteúdo principal

TRÁFEGO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NO PERÍMETRO URBANO DE ITAJUBÁ PODE SER PROIBIDO


Na última quarta-feira, 12, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária se reuniu no Plenário da Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, para tratar sobre a possível proibição em perímetro urbano de veículos por tração animal e também dos ecopontos (locais destinados à descartes de entulho reservado aos carroceiros).

Na ocasião, estiveram presentes: secretário municipal de Agricultura José Henrique Jacarini, diretor do Departamento de Trânsito Luiz Cláudio Gaudino Braga e os carroceiros Rodrigo Daniel Poddis, José Denival, Amarildo de Souza, Roberto Benedito Valentim e a Maria do Carmo Silva Ribeiro. Também participou como convidado o vereador Fabrício Machado.

O secretário Jacarini falou da importância dos cuidados com o animal e ressaltou a necessidade de regulamentação para uso de equinos na tração de carroças, reforçando que há uma série de estudos que podem ser levados em consideração para balizar as tomadas de decisões. 

Também destacou a importância de amplo diálogo que vise efetivamente construir um processo sólido e benéfico para o município.

O diretor Luiz Cláudio falou da necessidade de se tomar determinados cuidados no trânsito se tratando da condução de carroças, em virtude do trânsito que hoje é mais intenso e dinâmico pelo crescimento da cidade. 

Ressaltou a necessidade de reflexivos nas carroças e bagageiros para efeito de sinalização e a obrigação, após devida regulamentação, de emplacamento e fiscalização dos veículos que, mesmo sendo feito por tração animal, estão inseridos no trânsito e precisam de identificação, caso ocorra infração. 

Pontuou ainda sobre acompanhamento periódico da saúde dos animais. Colocou-se a disposição para orientar os condutores de carroça e aos vereadores desta Casa, buscando atender a sociedade de forma concreta e contundente.

No uso da palavra, os carroceiros apresentaram os procedimentos de trabalho, como são realizados os cuidados visando o bem-estar e a saúde do animal e enfatizaram há, sim, profissionais inadequados na área, mostraram-se favoráveis à regulamentação e abertos ao diálogo.

Outro fator de extrema importância abordado pelos carroceiros foi à utilização e manutenção dos ecopontos, já que muitos profissionais que utilizam veículo tracionado por força motriz aproveitam o espaço que é exclusivamente destinado para os carroceiros. Solicitaram, ainda, a expansão dos ecopontos, visando um menor deslocamento e maior tranquilidade na execução dos serviços

Após ampla discussão, os vereadores da comissão Vladimir Bananeiro (Presidente), Mônica Chaves (Relatora), Zé Maria Bão (Membro), Wilson do Povo (Suplente) e Fabrício Machado (convidado) se colocaram a disposição para atendimentos e sugestões, se comprometam estudar soluções benéficas atender os anseios de cada cidadão.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...