Pular para o conteúdo principal

UFLA FORMA 590 PROFISSIONAIS EM NOVO ESPAÇO MULTIUSO


Mais um ciclo se completa para 590 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que receberam na última quinta-feira, 6,o tão sonhado diploma de graduação, na solenidade de colação de grau referente ao segundo semestre letivo de 2019. Familiares, amigos e docentes lotaram o Espaço Multiuso, em três sessões realizadas ao longo do dia, para prestigiar os novos profissionais, formados por 29 cursos de graduação da UFLA.

A conquista é motivo de comemoração para todos, como enfatiza a vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho. 

“Vocês estão aqui porque seus familiares sonharam vocês como profissionais. Saibam, formandos, que vocês são muito valiosos para essa Instituição, para seus familiares e amigos, e para a sociedade que investiu na formação de vocês como profissionais e cidadãos excepcionais. Vocês fazem parte da história da UFLA, de todos os professores dessa Universidade e de todos apoiadores com quem conviveram”.

A conclusão do ensino superior tem significado especial para cada família. “Meus pais não tiveram a oportunidade que tive, e sou a primeira da minha família que está se formando em uma universidade. Foram 4 anos e meio, foi muito difícil. Estou tão feliz por esse sonho se realizando que nem estou acreditando”, conta a recém-pedagoga Franciene Soares. 

Caroline Aparecida de Lima e Amanda Aparecida de Lima Santos sonharam juntas não só como mãe e filha. Ambas estudaram na UFLA e se formaram na mesma solenidade. Caroline, a mãe, formou em Letras e Amanda, a filha, em Engenharia Química. 

“Nem consigo descrever a nossa felicidade, porque vi a luta da minha mãe para poder estudar aqui, formar. Compartilhar este momento é indescritível, a família inteira está muito feliz porque é uma conquista em dupla”, afirma Amanda.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora também destacou a excelência do ensino público oferecido na UFLA. “Vocês são privilegiados por terem concluído o curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com competência reconhecida nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.” 

A UFLA situa-se entre as 10 melhores universidades do País, segundo avaliação do MEC, além de ser a única que, nos últimos seis anos, conquistou o chamado “duplo 5”, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) e nota máxima na avaliação da Instituição.

A qualidade do ensino foi um critério decisivo para que Alessandro Vital de Lima Souza decidisse sair de São Paulo e cursar Agronomia na UFLA. “Pesquisei antes na internet, vi que a Universidade estava no ranking do Guia dos Estudantes entre as melhores e fiz um filtro entre as que eram cinco estrelas.” Mas o coração também contribuiu para a decisão. “Quando cheguei neste câmpus, achei lindo, me senti bem e decidi que queria estudar aqui.”

Com a qualidade encontrada na UFLA é que Patrick Luiz Barretos Soares, licenciado em Filosofia, espera retribuir o investimento em sua formação realizado pela sociedade. “Minha intenção é devolver esse trabalho, contribuindo para que mais jovens tenham esse acesso à educação, a um ensino superior de qualidade gratuito e a escolas públicas de qualidade.”

Gratidão aos professores
A cerimônia de colação de grau também é momento de reconhecimento da dedicação dos professores e da equipe técnica da UFLA, essenciais para formação dos novos profissionais. No evento à noite, a turma de Educação Física prestou homenagem in memorian ao professor Fernando de Oliveira, recebida por seu filho e egresso da UFLA, Pedro Oliveira.

“É gratificante o fato do meu pai ser homenageado. Demonstra que ele foi um bom professor e que ensinou mais que conteúdo acadêmico, ensinou aos seus alunos a viverem a vida. Essa era uma característica dele. Independentemente de ontem ele estiver, sei que ele está feliz em ver seus alunos se formando, dando sequência na profissão que ele sempre atuou. Eu como filho, agradeço a oportunidade de estar aqui representando meu pai”, disse Pedro.

Inauguração do Espaço Multiuso
O dia foi de dupla comemoração para a UFLA. A formatura dos novos profissionais coincidiu com a inauguração do Espaço Multiuso, concebido para a realização de eventos institucionais. 


“A Universidade existe porque os estudantes existem, então aproveitamos para conciliar essa inauguração com a formatura. Além disso, muitos desses formandos acompanharam a construção desse espaço por alguns anos. Houve o empenho de muitas pessoas para que pudéssemos estar aqui hoje, inclusive do nosso reitor, professor José Scolforo, que infelizmente não pode estar conosco hoje”, afirmou a vice-reitora.

O Espaço Multiuso possui infraestrutura para receber até 3.300 pessoas e beneficiará tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Lavras, com a realização de eventos técnico-científicos relevantes para a comunidade acadêmica e com elevado potencial para movimentar os setores de comércio e serviços da cidade. Além do espaço onde foi realizada a cerimônia, o centro abriga, na parte inferior, oito salas de aula com capacidade para 120 estudantes e cinco anfiteatros, com lotação de 150 pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...