Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS INAUGURA SEGUNDA UNIDADE DO CAMPUS AVANÇADO EM TRÊS CORAÇÕES

Complexo Educacional Atalaia é entregue à comunidade


Na tarde da última sexta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inaugurou a segunda unidade do Campus Avançado Três Corações. 

Autoridades do município e dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de diversas instituições, inclusive da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC); e membros da comunidade acadêmica do instituto, como reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e dos campi, servidores e estudantes, além da comunidade externa, participaram da solenidade de inauguração do Complexo Educacional Atalaia, uma estrutura com 7.311,25 m², cuja reforma e construção duraram mais de dois anos e custaram cerca de R$ 3,7 milhões.


O local irá abrigar atividades administrativas, pedagógicas teóricas e práticas, sociais, culturais e esportivas do Campus Avançado Três Corações. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, no ginásio poliesportivo do Atalaia.


O novo complexo conta com quatro salas de aula; laboratórios de Mecânica (Usinagem, Desenho, Pneumática, Hidráulica, Metrologia, Ajustagem, entre outros); laboratório de Informática; ginásio poliesportivo; quatro salas administrativas e pedagógicas; três almoxarifados; áreas de convivência; auditório; circuito de câmeras de monitoramento; sistema de combate a incêndio e pânico; banheiros acessíveis; guarita para recepção e estacionamento. 

Todos esses setores já estão montados, equipados e, a partir deste mês de março, já irão receber alunos para as atividades curriculares.

O coordenador do curso Técnico de Mecânica acompanhou o processo de transferência dos maquinários que compõem os laboratórios do curso para o Atalaia e elogiou a mudança. 

“Com o Atalaia, criou-se um espaço que não tínhamos. Agora, temos condições plenas de reunir os alunos e dar uma aula com a presença de todos [antes, era necessário dividir os alunos em grupos durante as aulas práticas, pois os laboratórios não comportavam muitas pessoas]. E o mais importante é que estas aulas são ministradas com uma tecnologia atualizada”, explicou.

O Complexo ainda possui outros espaços, como academia, vestiários, cozinha industrial e o refeitório estudantil, que só devem entrar em funcionamento, efetivamente, no segundo semestre, segundo o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula. 

“Estamos montando um processo para definir, por exemplo, a empresa que vai explorar o refeitório. Quanto à academia, o espaço já pode ser ocupado por aulas que não necessitem de equipamentos, pois estes ainda precisam ser adquiridos. Estamos realizados em inaugurar o Atalaia, mas o trabalho nunca termina, ainda temos muitos projetos para este lugar, como ver construído aqui um teatro de arena”, afirmou.


Além disso, um dos diferenciais do Atalaia é possuir sistemas de armazenamento de água potável com capacidade para 70.000 litros e de águas pluviais para reuso, de 214.000 litros, como informou o coordenador-geral de obras de infraestrutura do IFSULDEMINAS, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira. 

“No quesito sustentabilidade, dentre os nossos campi, o de Três Corações, por causa do Atalaia, agora é o que tem a maior capacidade de armazenamento de águas pluviais para serem aproveitadas. Além disso, ainda iremos instalar no complexo placas fotovoltaicas, para a geração de energia solar”, explicou.

Solenidade
Apresentações musicais marcaram o início do evento. O Coral Vozes do Coração do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações, composto por estudantes, servidores e comunidade, foi convidado a se apresentar. Em seguida, a banda de música da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações, regida pelo maestro e subtenente Gonzaga, executou algumas músicas e o Hino Nacional Brasileiro. 

Durante a cerimônia, foi relembrada a criação e desenvolvimento do IFSULDEMINAS, destacando como foi a chegada do Instituto a Três Corações e a trajetória de transformação da antiga fábrica de calçados da cidade, abandonada há mais de 20 anos, na segunda unidade de ensino do Campus Avançado. Tais informações, inclusive, foram apresentadas em um vídeo, disponível abaixo, que também mostrou ‘o antes e o depois’ da obra do Atalaia.

Parabenizações
O congressista e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Institutos Federais, o deputado federal Reginaldo Lopes, comentou sobre a importância da expansão da Rede Federal. 


"O grande desafio do Brasil é enfrentar as desigualdades e, talvez, o melhor instrumento para enfrentá-las seja a Rede Federal de Ensino Tecnológico e Profissionalizante, uma instituição de ensino verticalizada extraordinária. O que Três Corações ganha hoje é o aumento do potencial de cuidar de sua juventude, por meio da oferta de uma formação integral, inserindo o jovem de maneira efetiva e qualificada no mundo do trabalho".

Além dos parlamentares citados, também esteve presente na solenidade o deputado estadual Cristiano Silveira. O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e a ex-secretária de Educação do Estado e ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazolla, não puderam comparecer à cerimônia, mas enviaram mensagens, em vídeo, parabenizando o IFSULDEMINAS pela pela inauguração do Complexo Educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...