Pular para o conteúdo principal

UFLA FAZ DOAÇÕES AO BANCO DE ALIMENTOS DE LAVRAS

Ação visa contribuir com segurança alimentar e nutricional no município

Com a suspensão das aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e interrupção do funcionamento do Restaurante Universitário - RU (medidas de prevenção ao Covid-19), departamentos da Instituição se organizaram para atender ao pedido de auxílio do Banco Municipal de Alimentos, responsável por assistir famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e entidades assistenciais em Lavras. Hortaliças, café, ovos e cereais estão entre os produtos que serão repassados ao Banco.

Nesta quinta-feira, 26, já saíram do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia/Departamento de Agricultura (CDTT) cerca de 800 cabeças de alface e 700 maços de outras hortaliças folhosas, como rúcula, couve de folhas, cebolinha e salsinha, para abastecer o Banco Alimentos. Por essa parceria entre CDTT/UFLA e o Banco, as doações serão semanais, com retiradas a serem feitas sempre às terças e quintas-feiras. Esses produtos vinham sendo destinados ao RU desde o segundo semestre de 2019.

A iniciativa evita desperdícios no período de suspensão de aulas e contribui para que a população do município conte com esse suporte de segurança alimentar e nutricional no enfrentamento à pandemia.

Além das hortaliças, serão programadas também doações de ovos pelo Departamento de Zootecnia (DZO) e de outros produtos pelo DAG: milho e soja, arroz com casca para beneficiar e bananas do pomar da UFLA.

O Banco de Alimentos auxilia 16 entidades na cidade, bem como famílias em situação de vulnerabilidade social (acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social - Cras), escolas do município, Centros de Educação Infantil e outros projetos ligados à educação, como o projeto Semeart.

De acordo com a auxiliar administrativa do Banco de Alimentos Núbia Silva, que esteve no CDTT para buscar as doações, elas serão de grande ajuda: “precisamos de um quantitativo de gêneros suficiente para dar apoio a todos, e isso auxilia, inclusive, na redução de circulação de pessoas em busca de alimentos”, avalia. 

A UFLA recebeu, nesta semana, documento formal da Secretaria Municipal de Defesa Social de Lavras, solicitando doações de gêneros alimentícios disponíveis. A partir dessa demanda, a Direção Excecutiva analisou, com departamentos da Instituição, as formas possíveis de colaborar. 

Parte das doações feitas nesta quinta-feira, 26, já foi distribuída pelo Banco de Alimentos: 80 cestas verdes foram entregues. Grande percentual desses alimentos é destinada às crianças que não estão recebendo a merenda devido à suspensão das aulas. Os hortifrutis são complementos na qualidade nutricional ofertada a esses públicos.

Banco Municipal de Alimentos
Interessados em ajudar o Banco de Alimentos podem contribuir com doações diversas. O Banco funciona na Rua João Gonçalves Godinho, nº 195, Jardim Europa, Lavras. O telefone de contato é (35) 3826-6195.

CDTT
A 18 quilômetros da Universidade Federal de Lavras está o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia, localizado na rodovia Ijaci-Macaia. No local, são feitos plantios de diversas culturas - em apoio ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Os alimentos produzidos a partir desse trabalho são, desde o segundo semestre de 2019, destinados semanalmente ao Restaurante Universitário da UFLA, atendendo à quase totalidade de sua demanda de hortaliças folhosas.


No CDTT, atualmente, são desenvolvidos mais de 25 projetos e pesquisa e extensão nas áreas de olericultura, melhoramento vegetal, agricultura orgânica, grandes culturas (soja, cana-de-açúcar e milho), sementes, mandioca, biológicas, contando com a participação efetiva de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado da UFLA. O local funciona como apoio ao desenvolvimento de aulas práticas e campos de estágios para o curso de Agronomia e demais cursos da UFLA.

São entregues, semanalmente, cerca de 800 cabeças de alface ao RU, 160 maços de rúcula, 100 maços de couve de folhas, 240 maços de cebolinha e 200 maços de salsinha, além de outros produtos como pepino e couve-flor. Excedentes de produtos cultivados para experimentos desenvolvidos no CDTT também passarão a ser entregues no RU, como tomate, batata-doce, abobrinha, brócolis, entre outros.

Os produtos são cultivados sem o uso de defensivos e com acompanhamento constante, sob coordenação do professor do Departamento de Agricultura e coordenador do curso de Agronomia Valter Carvalho de Andrade Júnior. 

“Estima-se que essa ação do CDTT, do Departamento de Agricultura (DAG), feita em conjunto com a Direção Executiva da UFLA, representará uma economia para o RU de mais de 250 mil reais anuais, já que dispensa a compra de hortaliças e garante o consumo de produtos seguros, sem resíduos de produtos químicos”, diz o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...