Pular para o conteúdo principal

DIVULGADO PRIMEIRO ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSELHO EMPRESARIAL DO SUL DE MINAS DE 2020


O Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e a Associação Comercial e Industrial de Varginha (ACIV), no Sul de Minas, realizaram a 8ª pesquisa do Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL). O estudo é referente ao primeiro trimestre de 2020 e às perspectivas para o segundo trimestre deste ano.

Com metodologia e tabulação realizadas pelo assessor de Gestão da ACIV e professor do Grupo Unis, Guilherme Augusto Dionísio Vivaldi, e aplicação e análises pelo professor Pedro dos Santos Portugal Júnior, o índice apresenta a percepção dos empresários no que se refere a seis quesitos intimamente ligados ao desempenho das empresas, são eles: vendas, inadimplência, segmento empresarial, investimentos, contratações e economia nacional. 

O resultado permite compreender o contexto regional e auxiliar empresários e demais agentes na tomada de decisões.

De acordo com o professor Pedro Portugal, o índice geral de confiança, que engloba a situação atual e futura, alcançou o patamar de 106,00, representando uma queda de 8,42 pontos em relação à pesquisa anterior, sendo a maior queda desde o início da pesquisa em 2018. 

“Cabe salientar que, apesar da queda, o índice ainda se encontra no campo positivo e a confiança em nível alto. Importante citar que a pesquisa foi realizada antes das determinações de isolamento social em razão da pandemia do Covid-19”, afirmou.

A primeira pesquisa de 2020 demonstrou um empresariado ainda confiante, porém, em um nível bem menor do que na sondagem feita em dezembro de 2019 tanto no contexto atual quanto na perspectiva futura. 
“É muito importante salientarmos que essa atual pesquisa foi realizada no dia 13/03/2020, uma semana antes das ações mais efetivas de combate à pandemia do COVID 19 como o isolamento social e fechamento das atividades empresariais consideradas não essenciais. Portanto, é possível que a confiança do empresariado tenha diminuído um pouco mais desde então”, ressaltou o Prof. Pedro.

É importante salientar que este relatório avalia apenas as questões dos negócios e da economia sem adentrar nas discussões da área de saúde que devem ser conduzidas com responsabilidade e sempre ouvindo as autoridades nesse assunto a nível internacional, nacional, estadual e municipal.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...