Pular para o conteúdo principal

INICIADA IMPLANTAÇÃO DA SEGUNDA FASE DA USINA FOTOVOLTAICA DA UFLA


Como parte das ações voltadas à eficiência energética na Universidade Federa de Lavras (UFLA), está sendo iniciada a segunda fase de estruturação da Usina Fotovoltaica na instituição. Em março, a universidade recebeu mais 2.600 placas fotovoltaicas. 

Elas estão sendo incorporadas à estrutura de 950 placas de geração própria de energia que já estavam instaladas. Somando as duas etapas, a produção na usina será de 1,65 megawatts-pico de energia, capaz de garantir economia de 48% nos gastos da UFLA com energia elétrica.

A produção de energia até o momento é de 450 mil watts-pico, o que representa em torno 11% da energia consumida na instituição. Com as novas instalações, em poucos meses serão mais 1,2 megawatts-pico de energia, o que levará a mais 37% de economia, totalizando os 48% previstos.

Para a concretização desse projeto, houve investimentos de 3,787 milhões de reais, incluindo recursos do orçamento da UFLA e de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) obtidos com o Ministério da Educação – MEC (2,673 milhões de reais) e com a a Secretaria de Esportes do Ministério das Cidades (1,113 milhões de reais). 

“Essas ações, além de terem compromisso com a sustentabilidade, permitem economias em custeio que possibilitam à UFLA manter e ampliar investimentos no ensino e, por consequência, manter o compromisso de evoluir sempre em qualidade”, avalia o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo.

De acordo com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), toda instalação das novas placas é realizada por equipe própria e especializada da Proinfra, gerando assim mais economia para Instituição.

A usina da UFLA está localizada na Avenida Norte, em frente ao Centro de Eventos.

Mais economia de energia, em outras frentes
Com troca por lâmpadas de led, UFLA garantiu economia de gastos com energia elétrica e melhorou a iluminação do câmpus.

A UFLA captou, em três chamadas públicas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio de projetos desenvolvidos pelo coordenador de Planejamento e Uso Racional de Energia da UFLA, professor Joaquim Paulo da Silva, a quantia de 4,4 milhões de reais. Esses recursos possibilitaram, desde 2018, a troca de mais de 36 mil lâmpadas de ruas, avenidas e prédios por lâmpadas LED, o que representou, em 2019, uma economia de 22% na conta de energia. Outro benefício dos projetos foi a instalação de equipamentos de ar refrigerado com características especiais, para redução no consumo de energia.

Por meio de TEDs negociados com o MEC, iniciou-se recentemente também a instalando de ar refrigerado em todas salas de aula do Pavilhão 2, bem como na parte superior do Pavilhão 6. Houve a instalação também nas duas Naves, em todas as salas de aula. 

O reitor explica que essas ações, além de permitirem um consumo mais racional de energia, garantem um conforto maior durante as aulas, para estudantes e professores. “Ação equivalente está sendo realizada em vários laboratórios da UFLA, assim como em salas docentes cuja exposição ao sol é intensa”, acrescenta.

Ações e reconhecimento externo
A UFLA ocupa a 29ª posição no ranking geral, em âmbito mundial, do GreenMetric World University Ranking, que avalia ações sustentáveis desenvolvidas por instituições de ensino no mundo inteiro, ficando na segunda colocação na América Latina e no Brasil.

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação: Configuração e Infraestrutura, Energia e Alterações Climáticas, Desperdício, Água, Transporte e Mobilidade, e Educação e Pesquisa. Na categoria Energia e Alterações Climáticas, que considera o uso de energia renovável, eletrodomésticos eficientes, construções ecológicas e outras medidas, a pontuação da UFLA subiu de 1300 para 1425, de acordo com resultados divulgados pelo ranking em 2019.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...