Pular para o conteúdo principal

ASSEMBLEIA DE MINAS DETERMINA NOVAS MEDIDAS DE APOIO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Legislativo também estabelece divulgação diária de dados  sobre ocupação de leitos pelo Governo do Estado

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião remota na última quinta-feira, 21, proposições que buscam garantir a saúde e a segurança de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e de seus familiares. Os projetos alteram a Lei 23.631, também aprovada na ALMG, que define um conjunto de medidas para o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. 

A reunião, realizada por meio do sistema de votação remoto, foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), para quem “a segurança dos trabalhadores que enfrentam o vírus é também garantia de saúde de toda a sociedade”. “A proteção e valorização desses profissionais são fundamentais para que nosso Estado tenha forças para combater esta pandemia a contento. A proteção destes verdadeiros heróis é compromisso permanente do Legislativo mineiro”, acrescentou.

Entre os projetos aprovados está aquele que garante a testagem periódica de profissionais dos serviços de saúde e segurança pública do Estado. Desta categoria, integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal e dos sistemas prisional e socioeducativo deverão ter garantido o exame regular para a Covid-19. A iniciativa busca prevenir e acompanhar o contágio do vírus entre os trabalhadores de funções essenciais, que mantêm suas atividades e têm maior risco de contaminação.

Outra matéria aprovada pelos parlamentares permite ao Estado realizar parcerias com estabelecimentos privados de hospedagem, como hotéis e pousadas, para abrigar profissionais de saúde envolvidos diretamente no enfrentamento à pandemia. O objetivo é evitar a proliferação do vírus, protegendo profissionais e seus familiares, e dar sobrevida ao setor hoteleiro, fortemente afetado pela crise, ao autorizar a compensação de créditos, tributários ou não, como meio de pagamento. 

Também foi aprovado pela ALMG texto que assegura intervalos de descanso e alimentação em condições adequadas aos profissionais de saúde, conforme normas previstas em legislação que regulamenta a atividade. Ainda, foi apreciada proposição que obriga o Estado a divulgar, diariamente, nos sites oficiais, dados atualizados com número de leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) das redes pública e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o quantitativo dos leitos exclusivos ao atendimento de pacientes com Covid-19 e a taxa de ocupação correspondente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...