Pular para o conteúdo principal

DOIS PROJETOS DA UFLA SÃO APROVADOS PELA FAPEMIG PARA AJUDAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19


Os projetos “Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes com Covid-19” e “Sistema de ventilação automatizado para auxílio a pacientes com Covid-19”, coordenados respectivamente pelos professores Sandro Pereira e Joelma Rezende Pereira, do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão entre os 19 projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Foram submetidas mais de 190 propostas no Edital Fapemig Chamada 01/2020, lançado no fim do mês de março. E os projetos da UFLA que foram aprovados contam com uma equipe multidisciplinar para a sua execução. “Isso só foi possível porque uniu-se um time multidisciplinar, com várias especialidades e olhares diferentes, para poder auxiliar a sociedade”, comenta o professor Sandro.
Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, foi criado um sistema de enclausuramento e transporte com a intenção de isolar o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus.

Esse sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com controle de vazão e pressão, fluxo contínuo de ar e saída, e total desinfecção do vírus. A aplicação do sistema será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos ao hospital.

O professor Sandro explica que “o sistema de enclausuramento e transporte é fundamental para toda rede pública de hospitais – SUS e que terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, por exemplo a Tuberculose, entre outras”.
Sistema de ventilação automatizado

O projeto visa auxiliar o atendimento de pacientes com Covid-19, quanto à ventilação pulmonar, desenvolvendo um sistema de automação para o suporte ventilatório mecânico, conhecido como ambu. Esse suporte poderá ser aplicado nos postos avançados de saúde e hospitais de campanha, que geralmente não possuem toda infraestrutura necessária para o pronto atendimento em pacientes com Covid-19.

“Foi desenvolvido esse protótipo com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde no atendimento rápido no transporte, na movimentação de pacientes positivos para Covid-19 dentro dos hospitais e das unidades de saúde. Sendo assim, essa equipe multidisciplinar se reuniu para atender a essa demanda específica que foi levantada pelos profissionais de Lavras. Já estamos na fase de teste em seres vivos e logo estará no mercado para atender a toda a população”, detalha a professora Joelma.

com Greicielle dos Santos - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...