Pular para o conteúdo principal

PANDEMIA GERA FECHAMENTO DE RESTAURANTES E ACADEMIAS EM LAVRAS


Passado mais de dois meses do início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o setor do comércio varejista, o principal pilar da economia de Lavras, no Sul de Minas, começou a sentir os efeitos negativos provocados pela crise gerada pela doença.

Para muitos empresários da cidade, a fatura chegou em forma de prejuízo. Dois dos setores mais afetados foram as academias e os restaurantes. Alguns empresários dos setores decidiram pela suspensão temporária dos serviços ou mesmo pelo encerramento definitivo de suas atividades.

O chamado “efeito dominó” tende a aumentar desta maneira o desemprego na cidade. O que cresceu também foram os acordos firmados entre empresários e o setor imobiliário a fim de diminuir valores de aluguéis de imóveis comerciais durante a crise.

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), três academias encerraram suas atividades no município por conta da pandemia. No entanto, dada a quantidade de empresas deste segmento na cidade, esse número tende a crescer com o prolongamento do período de quarentena.

Isso se aplica também aos donos de restaurantes que viram o movimento de clientes diminuir até 80% devido às medidas impostas pelas autoridades sanitárias a fim de prevenir o contágio da Covid-19. Em face dos altos encargos administrativos, alguns deles preferiram baixar as portas definitivamente a fim de evitar maiores prejuízos.

A maioria dos estabelecimentos apostou no serviço delivery, mas a iniciativa, para alguns, impediu que as contas fechassem no final do mês. Nem mesmo a reabertura dos restaurantes com a permissão da presença de consumidores nos locais, com regras a serem seguidas pelos empresários, conseguiu reaquecer as vendas do setor.

A direção de um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o Picles, já pensa em suspender suas atividades por tempo indeterminado por conta dos efeitos negativos da pandemia. Um momento difícil para uma marca conceituada que está no mercado de comida self-service há 17 anos. Luciano Alves, gerente do restaurante, afirma que a epidemia fez com que empresas e funcionários do setor fossem os mais penalizados pelas regras de isolamento social.

O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes de Lavras (CDL), o advogado William Natividade, aprovou as regras de isolamento social e as medidas sanitárias impostas pelos órgãos competentes para o funcionamento das lojas e serviços, mas defendeu que o comércio varejista precisa voltar a cumprir o seu horário normal de funcionamento. Para ele, essa medida tende a garantir uma maior retomada da economia local a médio prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...