Pular para o conteúdo principal

UFLA AVANÇA EM INVESTIMENTOS NA ÁREA DE ESPORTES

Projeção da Piscina semiolímpica

Mais de 7 milhões serão investidos na área de esportes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O recurso destinado pela Secretaria Especial do Esporte, ligada ao Ministério da Cidadania visa a construção de um Ginásio de Ginástica e uma Piscina semiolímpica aquecida. E, para tornar tudo isso sustentável, haverá um investimento maior em placas fotovoltaicas na universidade.

As obras já iniciaram no Complexo Esportivo da UFLA (anexo à Pista de Atletismo) e a previsão de finalização do Ginásio é para o final do segundo semestre de 2020 e da Piscina para o primeiro semestre de 2021.

A construção do Ginásio visa fortalecer o desenvolvimento da equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA, que alcança resultados expressivos no cenário esportivo Mundial, tendo como membros um dos técnicos e vários atletas da Seleção Brasileira.

Além da equipe de competição, o Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA desenvolve, desde 2010, um trabalho de popularização das Ginásticas, atendendo crianças a partir de 5 anos até estudantes universitários, por meio do projeto Ginástica na UFLA. Hoje são cerca de 200 participantes nas mais diversas turmas, com expectativa de dobrar após a finalização da obra.

Além disso, são conduzidas várias pesquisas, cursos de formação de professores, treinadores e árbitros, que serão extremamente beneficiados com a construção desse espaço, que contará com dois salões para aulas e treinamentos, sala de aulas, centro de reabilitação e prevenção, salas de treinamento e vestiários. Tudo isso em um projeto pioneiro nas Américas que prevê parcerias com as entidades gestoras das ginásticas nacional e internacional.

Já a Piscina semiolímpica aquecida terá 25,01 m de comprimento por 12,5 m de largura, com seis raias de 2,5 m de largura. O lado da saída terá 2,3 m de profundidade e o outro lado 1,3 m. No espaço haverá ainda sala de aula, gabinete de professor, laboratório, arquibancada com quatro lances de degraus e 15 m de comprimento, vestiários, e secretaria para controle de entrada. 

No ensino, a Piscina será utilizada nas disciplinas relacionadas às atividades aquáticas, treinamento e fisiologia do exercício. Na pesquisa serão desenvolvidos projetos de biomecânica dos nados por meio da análise de imagem e estudos de controle da carga de treinamento no ambiente aquático. E, na extensão serão conduzidos projetos para atividades na comunidade universitária e lavrense, no combate ao sedentarismo e na formação de uma equipe competitiva de natação, além da iniciação de uma equipe de polo aquático.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, essa é uma grande conquista para a Instituição e toda a sua comunidade acadêmica, além de toda a região de Lavras que se beneficia com os projetos de extensão. 

“Fizemos pelo menos 15 reuniões na busca desses recursos. E, em 2019 conseguimos lograr êxito. Destacamos que todas essas estruturas têm um enorme impacto na UFLA, permitindo melhorias no ensino, na pesquisa, e ainda na extensão universitária”.

O reitor ressalta que por meio desse investimento, espera-se um crescimento na área de pesquisa do DEF. 

“É um investimento muito expressivo que conquistamos, e esperamos que os professores aprofundem a sua inserção em pesquisas para que possamos ter em breve um curso de mestrado em algumas das áreas da Educação Física e posteriormente de doutorado. Pois, é assim que se constrói uma universidade de qualidade”.

com Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...