Pular para o conteúdo principal

UFLA AVANÇA EM INVESTIMENTOS NA ÁREA DE ESPORTES

Projeção da Piscina semiolímpica

Mais de 7 milhões serão investidos na área de esportes da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O recurso destinado pela Secretaria Especial do Esporte, ligada ao Ministério da Cidadania visa a construção de um Ginásio de Ginástica e uma Piscina semiolímpica aquecida. E, para tornar tudo isso sustentável, haverá um investimento maior em placas fotovoltaicas na universidade.

As obras já iniciaram no Complexo Esportivo da UFLA (anexo à Pista de Atletismo) e a previsão de finalização do Ginásio é para o final do segundo semestre de 2020 e da Piscina para o primeiro semestre de 2021.

A construção do Ginásio visa fortalecer o desenvolvimento da equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA, que alcança resultados expressivos no cenário esportivo Mundial, tendo como membros um dos técnicos e vários atletas da Seleção Brasileira.

Além da equipe de competição, o Departamento de Educação Física (DEF) da UFLA desenvolve, desde 2010, um trabalho de popularização das Ginásticas, atendendo crianças a partir de 5 anos até estudantes universitários, por meio do projeto Ginástica na UFLA. Hoje são cerca de 200 participantes nas mais diversas turmas, com expectativa de dobrar após a finalização da obra.

Além disso, são conduzidas várias pesquisas, cursos de formação de professores, treinadores e árbitros, que serão extremamente beneficiados com a construção desse espaço, que contará com dois salões para aulas e treinamentos, sala de aulas, centro de reabilitação e prevenção, salas de treinamento e vestiários. Tudo isso em um projeto pioneiro nas Américas que prevê parcerias com as entidades gestoras das ginásticas nacional e internacional.

Já a Piscina semiolímpica aquecida terá 25,01 m de comprimento por 12,5 m de largura, com seis raias de 2,5 m de largura. O lado da saída terá 2,3 m de profundidade e o outro lado 1,3 m. No espaço haverá ainda sala de aula, gabinete de professor, laboratório, arquibancada com quatro lances de degraus e 15 m de comprimento, vestiários, e secretaria para controle de entrada. 

No ensino, a Piscina será utilizada nas disciplinas relacionadas às atividades aquáticas, treinamento e fisiologia do exercício. Na pesquisa serão desenvolvidos projetos de biomecânica dos nados por meio da análise de imagem e estudos de controle da carga de treinamento no ambiente aquático. E, na extensão serão conduzidos projetos para atividades na comunidade universitária e lavrense, no combate ao sedentarismo e na formação de uma equipe competitiva de natação, além da iniciação de uma equipe de polo aquático.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, essa é uma grande conquista para a Instituição e toda a sua comunidade acadêmica, além de toda a região de Lavras que se beneficia com os projetos de extensão. 

“Fizemos pelo menos 15 reuniões na busca desses recursos. E, em 2019 conseguimos lograr êxito. Destacamos que todas essas estruturas têm um enorme impacto na UFLA, permitindo melhorias no ensino, na pesquisa, e ainda na extensão universitária”.

O reitor ressalta que por meio desse investimento, espera-se um crescimento na área de pesquisa do DEF. 

“É um investimento muito expressivo que conquistamos, e esperamos que os professores aprofundem a sua inserção em pesquisas para que possamos ter em breve um curso de mestrado em algumas das áreas da Educação Física e posteriormente de doutorado. Pois, é assim que se constrói uma universidade de qualidade”.

com Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...