Pular para o conteúdo principal

ARSAE-MG FICA EM PRIMEIRO LUGAR EM CHAMADA PÚBLICA E RECEBERÁ APOIO FEDERAL

Diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret Jr., comemora o resultado alcançado

A Arsae-MG é conhecida como uma agência reguladora inovadora e de alta capacidade técnica que persegue a universalização dos serviços de água e de esgoto. A Agência foi a primeira colocada em uma Chamada Pública promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), cujo objetivo é fomentar a aplicação da metodologia Acertar, que pretende melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil, mais especificamente as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). 

Com isso, a Agência vai gerar uma economia aos cofres do estado de aproximadamente R$475 mil reais.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret Jr., comemora o resultado alcançado. “Por meio dessa conquista, a Arsae captou recursos importantes para entregar um instrumento de análise de qualidade da informação para o cidadão mineiro sem qualquer custo para o Estado de Minas e sem impacto na tarifa do usuário. Esse valor é um apoio advindo de recursos federais”, explica.

A analista Fiscal e de Regulação, Camila Reis, explica que o processo de certificação do Acertar pode ser executado pela equipe da própria agência reguladora ou por meio de terceirização. Na hipótese de terceirização, a empresa pode ser contratada pela agência ou pelo prestador de serviços. 

“No caso da contratação pelo prestador de serviços, os custos com o projeto são repassados integralmente à tarifa dos serviços. Como a Arsae obteve êxito na chamada pública, não será necessário que a Copasa e o Saae de Itabira realize a contratação dos serviços, ensejando em economia para os usuários dos serviços. O valor de 475 mil diz respeito ao valor orçado para a realização da certificação”, explica a servidora.


O governador Romeu Zema (Novo), em vídeo divulgado nas redes sociais, elogiou o trabalho realizado pela agência reguladora e parabenizou a toda equipe da instituição pelo resultado obtido. 

O diretor-geral da Arsae-MG, que é natural da cidade de Lavras, falou ao Blog O Corvo-Veloz sobre a importância desse reconhecimento do governador. "Fico feliz pelo reconhecimeto do governador Romeu Zema com o bom trabalho que temos feito na Arsae-MG", destacou.

Caminho percorrido
Em 2015 foi realizada uma parceria entre ABAR e Governo Federal, dando origem a um Projeto de Cooperação Técnica com o Banco Mundial no âmbito do Programa Interáguas. Um dos projetos do Programa foi o Acertar, que incidiu numa metodologia para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil, mais especificamente das informações do SNIS, implementado desde 1995 e administrado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). 

Com a finalidade de resolver as limitações identificadas, a Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR), por meio do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento propôs que as Agências poderiam ser as entidades responsáveis pela auditoria e certificação do SNIS, em uma parceria mutuamente benéfica com o governo federal. 

Como as Agências Reguladoras do setor apoiam-se no SNIS para suas atividades de regulação e fiscalização dos serviços, é muito relevante que esses dados sejam precisos. O Acertar, como ilustra a formação de seu nome - “A” de auditoria, “CERT” de certificação e “AR” de agências reguladoras -, propõe a execução padronizada, por parte das agências reguladoras, da auditoria e certificação dos dados do SNIS, tornando-os mais sólidos e confiáveis. 

Para garantir o primeiro lugar, a Arsae-MG participou da Chamada Pública nº 008/2020. Segundo o Coordenador de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR e um dos idealizadores do Acertar, Samuel Alves Barbi Costa, a Chamada Pública tem como objetivo disseminar a aplicação da metodologia Acertar. 

“Com esse apoio do governo federal, esperamos que o Acertar se torne parte integrante da cultura organizacional do setor de saneamento”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...