Pular para o conteúdo principal

DALMO RIBEIRO INICIA MOVIMENTO PARA GARANTIR PERMANÊNCIA EM TRÊS CORAÇÕES

O deputado apresentou requerimento à Presidência da Assembleia pedindo providências ao governador Romeu Zema

Preocupado com os rumores de que o Exército Brasileiro pretende transferir a Escola de Sargentos das Armas (ESA) de Três Corações para outro estado, o deputado Dalmo Ribeiro apresentou, nesta segunda-feira, 8, requerimento à Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para que o governador Romeu Zema tome providências de forma a impedir que isso ocorra.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, Dalmo Ribeiro pede que o governador de Minas interceda junto ao Ministério da Defesa e ao presidente Jair Bolsonaro, em defesa da manutenção da Escola de Sargentos no município mineiro, onde ela está instalada há mais de 70 anos.

“Não mediremos esforços para que a ESA continue instalada em Três Corações. A escola tem uma grande importância não só para a história da cidade, como também no aspecto econômico. É uma das marcas do Sul de Minas e não podemos perdê-la.

Precisamos mostrar, com urgência, que já temos uma estrutura muito grande da ESA em Três Corações, portanto, muito mais viável expandir a presença já existente. Essa é uma causa que merece ampla atenção dos colegas parlamentares, lideranças locais e do governador Romeu Zema”, afirma Dalmo Ribeiro.

Notícias veiculadas na imprensa do Paraná têm apontado negociações para a transferência da ESA para aquele Estado. O assunto surgiu depois que o portal do Governo do Paraná postou uma reportagem sobre um encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior com o comandante Militar do Sul do Exército Brasileiro, general Valério Stumpf. A matéria diz que a “intenção do Exército é desativar a atual sede da escola, em Três Corações, e transferir toda a estrutura para um novo local, projetado especialmente para receber os alunos.

A Escola de Sargentos das Armas de Três Coração tem capacidade para formar 1 mil estudantes por ano. Ela é o estabelecimento de ensino de nível superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações.

Atualização
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria do Exército Brasileiro. O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) esclareceu no final da manhã de quarta-feira, 10, que "trata-se de um estudo e que não há nada definido sobre o tema".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...