Pular para o conteúdo principal

ESTADO DE MINAS GERAIS TEVE O SEGUNDO PIOR SALDO DE EMPREGOS DO PAÍS

Em abril, indústria da transformação, comércio e reparação de serviços automotores e motocicletas foram os segmentos no estado que registraram os piores saldos de empregos

As empresas mineiras geraram o segundo menor saldo de emprego do Brasil (-88 mil vagas) no mês de abril. O resultado entre o número de demissões e contratações só não foi pior que o estado de São Paulo, que teve o saldo quase três vezes pior, -264 mil postos de trabalho. É o que aponta o levantamento feito pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o estudo, as empresas mineiras foram responsáveis por 10% do saldo negativo do país, em abril, que chegou a -860,5 mil empregos. “Minas Gerais seguiu a tendência da maior parte dos estados que também registraram um grande número de demissões provocadas, principalmente, pelo fechamento temporário das empresas devido ao coronavírus (Covid-19)”, justifica o gerente do Sebrae Minas, Felipe Brandão.

No mês, o único setor que registrou saldo de emprego positivo no estado foi a agricultura (706 vagas). Já os segmentos que demitiram mais que contrataram foram: indústria da transformação (-23 mil vagas), comércio e reparação de serviços automotores e motocicletas (-22,9 mil vagas), informações, comunicação e atividades financeiras e imobiliárias (-11,2 mil vagas) e alojamento e alimentação (-11 mil vagas).

Outras atividades que também ficaram com saldo negativo no mês foram construção (-8,9 mil vagas), transporte, armazenagem e correio (-4,3 mil vagas), administração pública, defesa e seguridade social, educação e saúde humana (-3,6 mil vagas), outros serviços (-3,4 mil vagas), outras indústrias (-457 vagas) e serviços domésticos (15 vagas) também ficaram com o saldo negativo. “As atividades com os piores resultados foram as mais impactadas pela pandemia e que, em muitos estados, ainda não voltaram a suas atividades”, explica o gerente do Sebrae Minas.

Já as cinco cidades com os mais baixos saldos de emprego no mês no estado foram: Belo Horizonte (-20,9 mil vagas), Nova Serrana (-3,8 mil vagas), Uberlândia (-3,7 mil vagas), Contagem (-3,1 mil vagas), Juiz de Fora (- 3 mil vagas). Por outro lado, Paracatu (815 vagas), Monte Belo (360 vagas), João Pinheiro (186 vagas), Frutal (177 vagas) e Nova Ponte (166 vagas) foram os municípios mineiros que registraram os melhores saldos no estado.

Já no somatório dos quatro primeiros meses de 2020, Minas Gerais acumula um saldo de empregos de -79.746 vagas. “O resultado só não é pior porque nos meses de janeiro e fevereiro o estado registrou saldos positivos de emprego que chegaram a mais de 24 mil postos de trabalho”, afirma Brandão.



cid:image005.jpg@01D63B5E.30750BB0

Cidades com menores saldos de empregos em Minas Gerais em abril/2020
Município
Saldos
Belo Horizonte
-20.994
Nova Serrana
-3.800
Uberlândia
-3.715
Contagem
-3.188
Juiz de Fora
-3.075

Cidades com maiores saldos de empregos em Minas Gerais em abril/2020
Município
Saldos abril/2020
Paracatu
815
Monte Belo
360
Joao Pinheiro
186
Frutal
177
Nova Ponte
166

cid:image006.jpg@01D63B5E.30750BB0


cid:image007.jpg@01D63B5E.30750BB0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...