Pular para o conteúdo principal

PÁGINA DA UVZ OURO PRETO TRAZ FOTOS E O PERFIL DOS ANIMAIS QUE ANSEIAM POR UM NOVO LAR

Em muitos lugares, a procura por adoção de cães e gatos aumentou consideravelmente durante a quarentena, afinal, ter um um bichinho em casa alegra o ambiente e traz muitas alegrias. Mas, é importante que os novos tutores saibam que a adoção é um processo que deverá perdurar mesmo depois desse momento difícil que estamos passando. Não vale adotar agora para abandonar depois. É preciso considerar e avaliar bem diversos fatores, inclusive, a rotina dos moradores após o período de isolamento social.


Para aqueles que já pensaram bem e estão realmente decididos a assumir as responsabilidades envolvidas no ato de adotar um companheirinho ou companheirinha, segue essa dica: a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Bem-Estar Animal de Ouro Preto, na região Central de Minas, lançou recentemente uma página na internet onde é possível visualizar e conhecer um pouco da personalidade de vários cãezinhos que estão disponíveis para adoção.

Ouro Preto é uma das poucas prefeituras de Minas e do Brasil que oferece esse serviço. Para o diretor de Vigilância em Saúde, Ricardo Martins Fortes, o Portal da UVZ agrega as diversas ações de controle de zoonoses no município: “é um site bem funcional, que estreita a relação com a nossa população, pois além de possibilitar adoções, possui espaço para solicitação online de castrações gratuitas, resgate de cães abandonados, denúncias de maus tratos e até informar o desaparecimento de seu bichinho de estimação, além de permitir a qualquer cidadão se cadastrar como tutor temporário”.

Para Girley de Oliveira Almeida, responsável por esses serviços ofertados pela UVZ, há muitas formas da população atuar em favor dos cães e gatos que, hoje, vivem nas ruas em condições precárias. O novo site da UVZ Ouro Preto possui espaço para cadastro daqueles que abraçam essa causa e querem ajudar.

A unidade de vigilância de zoonoses, antes instalada em imóvel alugado e inadequado, hoje funciona em sede própria. Totalmente reestruturado e sob os cuidados da veterinária Bruna Carla Maciel Santana de Lima, o espaço dispõe de mesas cirúrgicas, máquinas de tosa, caixas de transportes e equipamentos para resgate, e oferece alimentação, medicamentos e insumos. Ali, os animais recebem lar temporário, são vacinados, vermifugados, esterilizados e devolvidos para o local de origem.

Além dos animais resgatados, o serviço de castração é ofertado também aos que já possuem seus lares, desde que os donos atendam a alguns critérios. Primeiramente, são atendidas as solicitações daqueles que recebem o benefício do bolsa-família ou comprovem baixa renda familiar. Aos que não atendem a esses critérios, os pedidos também podem ser atendidos, mas é preciso aguardar na fila de uma lista de disponibilidade.

Já os animais disponíveis para adoção no site da UVZ Ouro Preto, todos já foram castrados, vermifugados e imunizados com vacinas múltipla e antirrábica.

Visite o site e conheça, seu novo amiguinho ou amiguinha pode estar aqui: https://uvz.ouropreto.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...