Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO GRUPO UNIS REALIZAM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA COVID-19 NA MICRORREGIÃO DE VARGINHA


Professores do Departamento de Pesquisa, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e dos cursos de Educação a Distância de Matemática e Física do Grupo Unis estão desenvolvendo um estudo sobre a evolução de casos e óbitos de Covid-19 nos municípios da microrregião de Varginha, no Sul de Minas.

A pesquisa inicial abrangeu o período de 23 de março a 26 de maio e tomou como base os dados do relatório oficial da Secretaria Estadual de Saúde divulgado diariamente. 

Foram aplicadas diversas ferramentas estatísticas a fim de relacionar o número de casos e óbitos confirmados com uma série de indicadores econômicos e populacionais dos 16 municípios dessa microrregião, sendo eles: Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Elói Mendes, Guapé, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Ficou evidenciado no estudo realizado pelos professores Fabrício Pelloso Piurcosky, Rodrigo Franklin Frogeri, Alessandro Ferreira Alves e Pedro dos Santos Portugal Júnior que os municípios possuem diferentes realidades em relação à ocorrência da pandemia, visto que quatro deles representam cerca de 90% dos casos confirmados e 100% dos óbitos ocorridos, o que mostra uma concentração dessas ocorrências e a necessidade de verificar que fatores podem explicar esse fato.

“Os resultados preliminares desta pesquisa permitiram verificar que municípios mais populosos, com maior PIB e participação mais efetiva do setor de serviços e comércio na economia tendem a apresentar maior número de casos e óbitos. Já as localidades menos populosas, com menor PIB e participação maior da agropecuária e administração pública na economia apresentam menor ocorrência de casos e óbitos desta doença”, explicou o professor Pedro Portugal.

O estudo foi submetido a revistas científicas para possível publicação e os pesquisadores pretendem continuar as análises e ampliá-las a fim de determinar um modelo explicativo da dinâmica desta pandemia nesta microrregião. No entanto, salientaram que a falta de uma testagem mais ampla atrapalha a efetividade de estudos e análises sobre a pandemia, bem como formas de enfrentá-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...