Pular para o conteúdo principal

UNIDADE BARBACENA DA UEMG FORTALECE VÍNCULOS COM COMUNIDADES DURANTE PANDEMIA


A Unidade Barbacena da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) lançou no mês de maio o projeto “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto”, amplamente divulgado através das redes sociais da instituição, sobretudo, Facebook e Instagram.

Diante da suspensão das aulas devido à pandemia, a proposta busca manter os vínculos entre os diversos atores da comunidade acadêmica – professores, alunos, ex-alunos e técnicos administrativos – e também com a comunidade externa. O projeto surgiu abarcando o território por meio do envio de mensagens curtas, aproximando, ainda que virtualmente, todos que, no dia a dia da instituição, se esforçam para tornar possível a existência de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que atende a Barbacena e região há quase 20 anos.

Um dos fundamentos “é a construção de vínculos pelo afeto, dada a sobrecarga emocional que nos desafia diante dos riscos atuais à saúde e às vidas, bem como as pressões advindas do espectro econômico neste contexto desafiador de pandemia da COVID-19”, afirma a professora Rita de Cássia Oliveira, atual diretora da UEMG Barbacena e coordenadora do projeto junto com o professor Luciano Alves Nascimento.

Além das provocações críticas para pensar o tempo atual, o projeto visa levar mensagens de afeto e com a empatia natural dos processos acadêmicos que todos vivenciam, mas que ficam como lacuna na vida dos discentes diante da suspensão das aulas. 

Segundo Rita Oliveira, estar na universidade pública é também uma estratégia de vida, logo “empatia e afetividade são sentimentos e pilares nessas vivências, sendo também fundamentais neste momento, assim como na prática pedagógica docente. E isso está pautado em postulados de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, pois são sentimentos que perpassam qualquer processo formativo, de fato” explica Luciano Alves Nascimento.

Sendo assim, “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto” se baseia na ideia de que a formação humana exige meios para entrelaçar a razão e a afetividade como aspectos fundamentais para o aprendizado contínuo na sala de aula, o que extrapola para a vida em sociedade.

A execução do projeto tem contado com o trabalho conjunto entre técnicos administrativos e professores da UEMG Barbacena, além da Assessoria de Comunicação da UEMG e da UEMG Divinópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...