Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO QUE CONTROLA FÁBRICAS É RECONHECIDO NO JAPÃO

Importante Revista Japonesa publica pesquisa de aluna de Engenharia de Controle e Automação do Inatel

A automação industrial tem caminhado de forma acelerada e o Japão é considerado um dos principais representantes da robótica industrial com a mais avançada tecnologia do mundo nessa área. E foi em uma respeitada revista científica japonesa que a aluna do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Adriene Magalhães e o professor Alexandre Baratella publicaram um artigo em parceria com Tales Cleber Pimenta. 

Nessa época em que o trabalho realizado a distância está em alta, a pesquisa de Adriene iniciou de forma pioneira há três anos um estudo para uma aplicação industrial envolvendo conceitos de Indústria 4.0, com o propósito de unir máquinas inteligentes, análise computacional avançada e trabalho colaborativo entre pessoas conectadas para melhorar a qualidade de vida com acesso as informações em qualquer lugar que se tenha internet.

De acordo com o orientador do trabalho, professor Alexandre Baratella, além do pioneirismo de iniciar a pesquisa ao mesmo tempo em que a Indústria 4.0 consolidava-se no mundo, o mérito também está na escolha pela revista japonesa, que recebe milhares de artigos de todos os continentes para selecionar apenas 15 para publicação mensal. 


“É uma grande conquista para a aluna e para o Instituto, essa publicação de alto impacto leva mais uma vez o nome do Inatel em nível global” reforça o professor e co-autor do artigo. 

A revista ICIC Express Letters, Part B: Applications tem grande repercussão na comunidade científica e a presença do artigo desenvolvido durante a graduação foi um início importante para nova pesquisadora formada no Inatel. 

“Uma das partes mais legais de pesquisas de controle e automação é a possibilidade de realizar experimentos que auxiliarão uma indústria real, utilizando equipamentos reais. Logo, aprendi e coloquei em prática! Também aprimorei minha escrita científica para a elaboração do artigo no meio do caminho” comemora a aluna de Engenharia de Controle e Automação do Instituto.

A tecnologia de produção dos robôs industriais japoneses já atinge níveis muito avançados, o país do Sol Nascente concentra 52% da oferta global da produção de automação fabril e por lá já são projetados robôs para trabalharem ao lado de humanos, por este motivo é tão relevante ter uma pesquisa de Engenharia de Controle e Automação reconhecida no país considerado berço da robótica.

O aplicativo apresentado no trabalho faz a leitura de um sensor de temperatura e monitora uma planta industrial (localmente e remotamente), controlando um atuador (motor) por meio de conceitos de Indústria 4.0. Sobre os desafios para se alcançar a publicação na disputada revista, Adriene relembra, “foi uma barreira passar o artigo para o inglês, pois existem diferentes formas de se traduzir, passamos três meses somente adaptando ao padrão da revista e mais cinco de muita ansiedade até a publicação, mas no fim tudo deu certo”.

Baratella, orgulha-se do resultado alcançado por sua aluna e orientanda: “o trabalho ficou realmente muito bom, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi validado com nota 100 e contou como publicação de artigo para os professores envolvidos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...