Pular para o conteúdo principal

CARRANCAS INICIA O PROCESSO PARA CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA


O município de Carrancas, no Sul de Minas, em meados do ano 2018, adquiriu 30.000 m² de terreno no entorno da captação de água que abastece a área urbana, no intuito de após 70 anos de emancipação política dar início ao processo de tratamento de água, que irá gerar abastecimento adequado de água potável, segundo os padrões técnicos aplicáveis.

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente entrou em contato com o setor técnico responsável junto à Universidade Federal de Lavras (UFLA), e celebrou convênio com a Preserva Jr. a fim de elaborar estudos quanto à potabilidade da água e a melhor maneira de adequá-la aos padrões seguros de consumo.

Córrego do Bexiga, manancial que abastece a cidade

Após estudos, os quais consideraram potencial hidrogênico, cor, turbidez, e coliformes totais e fecais, segundo a Portaria n°2914/2011 do Ministério da Saúde, a Preserva Jr. concluiu que as águas analisadas apresentam naturalmente um considerável grau de pureza, de forma que apenas procedimentos de filtragem e desinfecção são suficientes para que o seu consumo não ofereça riscos à saúde humana.

Terreno adquirido pela Prefeitura Municipal para construção da ETA

A água captada do manancial passa por um desarenador cuja finalidade é reter a areia e sólidos finos abrasivos, em seguida a água é bombeada para filtros capazes de reter e remover algumas de suas impurezas, como materiais em suspensão e substâncias coloidais, além de reduzir bactérias presentes na água.  

Ao final deste processo a água segue para um tanque de contato destinado ao processo de desinfecção apto a destruir microrganismos patogênicos. A desinfecção é feita com hipoclorito de cálcio, e o processo fluoretação se dá com ácido fluossilício, atendendo as determinações da Portaria n° 2914/2011 do Ministério da Saúde. Depois de tratada, a água será armazenada em reservatórios que possibilitam manter a regularidade do abastecimento.

Maquete Eletrônica – ETA Carrancas

O projeto idealiza uma Estação de Tratamento que deverá ser mantida e operada pelo município de Carrancas. No último dia 10, foi publicado oficialmente o edital de licitação visando a contratação de empresa especializada para construção da Estação de Tratamento de Água de Carrancas. 

A obra, somada à aquisição do terreno e a elaboração do projeto, importará em um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais, a ser custeado integralmente com recursos próprios do município. Caso a obra não possa ser finalizada até o término da atual gestão, a quantia remanescente será reservada nos cofres públicos para que o próximo gestor possa dar seguimento nesta obra de especial relevância para o município de Carrancas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...