Pular para o conteúdo principal

CESUL LAB DESENVOLVE DIAGNÓSTICO DE INOVAÇÃO VOLTADA A ALAVANCAR EMPRESAS DA REGIÃO


No mês de março o Grupo Unis inaugurou em Varginha, no Sul de Minas, o Cesul Lab, um hub de inovação que tem como propósito reunir empresas consolidadas e startups que possam interagir, resolvendo problemas comuns e partilhando soluções. 

Nesses tempos de pandemia e mudanças rápidas a equipe do Cesul Lab entendeu que muitas empresas têm uma necessidade grande de mudanças, e que essas mudanças precisam ser muito efetivas e atender as necessidades do mercado. 

“Quando criamos o Cesul Lab nós pensamos em como usar a inovação aberta para atender as necessidades das empresas, que precisam mudar, se transformar e ao mesmo tempo se manter vivas no mercado atual. Através de uma pesquisa internacional conseguimos compreender os fatores de sucesso das empresas que mais cresceram nos últimos 10 anos, especialmente na área de inovação e tecnologia”, comentou o Innovation Researcher no Cesul Lab, Vilson Martins Filho.

A partir desses estudos o time do Cesul Lab desenvolveu um diagnóstico de inovação, o Horizonte H. “Através do Horizonte H nós iremos conduzir empresas a iniciarem projetos de inovação com as forças que elas já possuem, além de desenvolverem capacidades internas e externas voltadas à futuros projetos de inovação”, explicou Vilson.

O desenvolvimento de projetos de inovação e capacitação, fazem com que a empresa evite o famoso ‘vale da morte’ ou a imunidade corporativa, que é a resistência natural das organizações a novos negócios ou novas ideias em termos de inovação. 

“O Horizonte H faz um acompanhamento dos líderes de inovação das empresas, trabalha com mentores e ao mesmo tempo faz um diagnóstico com os colaboradores da empresa. Isso nos dá uma dimensão precisa de quanto a empresa precisa capacitar seus colaboradores e mudar seus processos para adotar um ecossistema de inovação aberta”, destacou Vilson.

A grande vantagem e diferencial do Horizonte H é entender a realidade das empresas e conduzi-las a um cenário novo, onde a própria empresa constrói o seu horizonte de inovação. “A partir do Horizonte H nós criamos trilhas de capacitação e mentoria dos colaboradores das empresas para o universo de intra-empreendedorismo, inovação e conexão com empresas, startups e investidores”, concluiu Vilson.

O Horizonte H estará pronto para ser utilizado por qualquer empresa em breve, de forma 100% online, sendo acessível em todo o Brasil, e talvez no mundo. No momento está disponível apenas para empresas que fazem parte do ecossistema de inovação aberta do Cesul Lab.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...