Pular para o conteúdo principal

COMBATE À DENGUE: SEMENTES DE CROTALÁRIA SÃO ENTREGUES A SECRETARIA DE SAÚDE DE NEPOMUCENO


O vice- presidente e vereador Lineu Marques Tonelli, entregou no mês de julho a Secretaria de Saúde de Nepomuceno, no Sul de Minas, mais de 6.000 pacotes contendo a semente da crotalária. O projeto foi apresentado pelo vereador ao coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Alexandre Rage e a secretária municipal de Saúde, Alessandra de Carvalho. 

Na reunião, que contou com ata e apresentação de projeto, o vereador contou com a presença do presidente da Casa, Giovanni Militani, que sugeriu a inserção do programa legislativo Parlamento Jovem para auxiliar no projeto.

A crotalária (Crotalaria juncea L.) é uma planta leguminosa comum no Nordeste brasileiro e que, segundo especialistas, possui substâncias naturais em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela é uma planta que serve como repelente contra dengue, ajuda em sua prevenção, mas não é a solução do problema.

A entrega dos pacotes contendo a semente da crotalária será feita pelos agentes da vigilância. Durante a fiscalização dos agentes no combate a dengue, eles entregarão os pacotes com a semente da flor e vão explicar ao morador como plantar e os benefícios trazidos.

O apoio do Parlamento Jovem de Nepomuceno veio devido ao tema trabalhado pelo programa no ao de 2020, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para o diretor da Escola do Legislativo de Nepomuceno, Clélio Braz de Souza, “participar de um projeto que auxilia no combate a dengue usando de métodos que não prejudicam o meio ambiente faz a diferença no trabalho realizado com os jovens”.

A ideia do projeto partiu do vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Lineu Marques Tonelli, que sempre apoiou causas ambientais. De acordo com o vice-presidente, “é importante envolver a comunidade, adultos e crianças, no combate a dengue. A parceria da Câmara Municipal com o executivo e o Parlamento Jovem, vão intensificar o trabalho de conscientização e garantir que nosso objetivo de diminuir o índice de dengue em nossa comunidade seja alcançado”.

Ele ainda ressaltou a importância da participação dos agentes da Vigilância, “os agentes é quem vão distribuir os saquinhos com as sementes e explicar a população como funciona. Eles serão a ligação entre o projeto e a comunidade. Sem a colaboração dos agentes em distribuir e explicar o processo, esse trabalho não seria realizado”.

O presidente da Câmara e vereador, Giovanni Militani, apoiou o projeto desde o primeiro momento e foi o responsável por inserir o Parlamento Jovem na campanha. “Um projeto que pode ajudar a combater a dengue sem prejudicar o meio ambiente é algo que deveríamos tentar. Precisamos trabalhar mais em prol da prevenção e evitar que tenhamos no futuro alguma epidemia. Não podemos brincar com a saúde, precisamos cuidar dela”.

Mesmo com a eficácia da planta no combate ao Aedes aegypti, é preciso lembrar da importância de manter os cuidados tradicionais no controle do mosquito como: evitar água parada, manter quintais e jardins limpos e tampar caixas, tonéis e barris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...