Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM INSTALA USINA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM SUA SEDE

 Usina irá reduzir gastos com energia

A Coopercam acaba de finalizar a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica na sua sede em Campos Gerais, que irá ajudar a cooperativa a economizar mais de R$ 240 mil por ano. “Esse é um novo passo que estamos dando para reduzir os gastos na cooperativa. Além disso, estamos aproveitando uma fonte natural para a geração de energia limpa e, assim, contribuindo para o meio ambiente”, explica José Afonso Gomes, diretor administrativo da Coopercam.

Em um espaço de 4 mil/m², a Usina Fotovoltaica tem 192kWp de potência e 480 módulos fotovoltaicos. Essa estrutura irá gerar, em média, 23 mil kW de energia por mês. O diretor também explica que as vantagens advindas com a Usina Solar foram decisivas para a cooperativa optar por esse investimento. 

“São inúmeros os benefícios desse sistema. E para chancelar esse projeto, fizemos todos os estudos necessários. E a conclusão a que chegamos é que vale muito a pena a Coopercam ter esse sistema em suas dependências, principalmente para a redução dos custos”. 


Créditos de Energia
O Sistema de Compensação de Energia Elétrica está definido na Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis e cogeração qualificada ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da Cemig.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Mas, quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia (excedente) poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. “Essa é uma das maiores vantagens da Usina Fotovoltaica, pois toda a energia gerada irá reverter em vantagens para a própria Coopercam”, explica o diretor administrativo.

Vantagens da energia solar
A maioria das vantagens da energia solar está relacionada com os seus benefícios ambientais. As principais são as seguintes:

- Renovável: a energia provinda dos raios do sol pode ser considerada inesgotável. E as tecnologias permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.

- Gratuita: como é um recurso oferecido pela natureza, não há custos. E, com a correta localização da usina solar, pode-se ter o máximo de aproveitamento.

- Ocupa pouco espaço: a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.

- Não poluentes: ao contrário de outras fontes de energia, como as termoelétricas, as usinas solares não emitem poluentes na atmosfera.

- Baixa manutenção: as placas utilizadas na produção de energia são resistentes e oferecem baixos custos de manutenção.

- Acessível em lugares remotos: por não exigir grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares conseguem beneficiar comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Projeto
A Usina Solar da Coopercam foi projetada e construída pela empresa Eletrovan Engenharia, fundada em 2016, e especializada em sistemas solares fotovoltaicos. Atua nos estados de Minas Gerais e Goiânia, e apresenta soluções que levam maior rentabilidade aos clientes. Realiza projetos para residências, indústrias/empresas e área rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...