Pular para o conteúdo principal

EQUIPAMENTO RESPIRATÓRIO É OBJETO DE PROJETO DE INOVAÇÃO DA UEMG DE PASSOS

Detalhe do Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial, em fase de teste in vitro

Representada pelo designer e pesquisador Hélcio Jaques de Almeida – que atua em parceria com a empresa HI Tecnologia –, a Escola de Design participa, desde março deste ano, do desenvolvimento de um equipamento de suporte respiratório para o tratamento de pacientes com necessidades de respiração assistida.

Com o apoio de integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT-UEMG), de professores da Unidade Acadêmica de Passos, no Sul de Minas, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a proposta se estendeu e resultou na elaboração de um projeto de inovação. 

Os cursos de Medicina e Sistemas de Informação de Passos estão fornecendo suporte técnico à iniciativa, associados ao Programa “Trama pela vida: ações de apoio ao enfrentamento da COVID-19”. 

A equipe do NIT está mediando o processo para o registro de Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como dando suporte na oficialização das parcerias e demais trâmites relativos à transferência de tecnologia para as empresas e fabricantes.

O equipamento, que está sendo elaborado, é portátil, de tecnologia acessível e com baixo custo produtivo, pois utiliza impressão 3D, corte a laser e tecnologias afins. Oferece, também, monitoramento, via sistema, dos requisitos de controle do paciente exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como painel de operação básico incorporado com programação e controle de volume de ar fornecido ao paciente, programação da frequência respiratória, programação da taxa de inspiração/expiração e monitoramento da pressão corrente.

De alta complexidade e regido pelas normas regulatórias da Anvisa, o projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia, sem ônus e durante o período emergencial da pandemia do novo coronavírus, para que ocorra a fabricação de 300 equipamentos a serem doados ao estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através de parceria estabelecida com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres.

Além do designer e inventor do equipamento, Hélcio Jacques, integram a iniciativa a professora Cristina Abijaode, também da Escola de Design (ela é responsável pela implementação do projeto na Escola), os professores da Unidade Passos Pedro Messias, coordenador do curso de Medicina, professora Vania de Oliveira Borges, coordenadora de Sistemas de Informação, professor Eduardo Marques, docente do mesmo curso, e os estudantes de Sistemas de Informação Gustavo Henrique Matos, Bárbara de Souza, Gabriel Oliveira Brito e Reyson Teixeira Terra. 

Ainda de Passos, representa a Santa Casa Anelise Reis Pereira, do Núcleo de Pesquisa e Extensão do hospital. A participação do NIT se dá por meio da coordenadora geral, professora Daniela Rocco, do coordenador de Propriedade Intelectual, professor Fernando Melo, do coordenador de Transferência de Tecnologia, professor Lucas Ferreira, além da analista Raquel Campanharo e da estagiária Julia Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...