Pular para o conteúdo principal

LEI TRICORDIANA DÁ 48 HORAS PARA A COPASA RECAPEAR RUAS

A proposta do vereador Eder da TNT foi aprovada na Câmara por unanimidade 
Carro da COPASA cai em buraco aberto pela própria empresa

Um dos problemas comuns a todas as cidades mineiras atendidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) é a demora da empresa para fazer a recomposição asfáltica das vias públicas que ela perfura na manutenção das redes de água potável e de esgoto sanitário. 

Contra o problema, na segunda-feira, 6, os vereadores de Três Corações aprovaram em votação definitiva, por unanimidade, o projeto de lei (nº 5259/2020) que limita a 48 horas o tempo máximo para que a COPASA recomponha o asfalto das vias que ela danifica.

De acordo com Eder da TNT, “esse projeto de lei é um dos resultados paralelos da CPI da COPASA que fizemos nos anos de 2017 e 2018. Durante as investigações, documentamos dezenas de omissões graves da empresa. Infelizmente a Prefeitura não acompanhou os vereadores nessa frente pela cidade. Então partimos para a construção de leis que inibam as omissões.”

Em Três Corações, há avenidas principais que permanecem esburacadas por anos, sem que COPASA ou prefeitura ajam. É o caso da Avenida Cabo Benedito Alves, principal acesso à região da Cotia, em que 40% dos tricordianos vivem. Após a movimentação da Câmara pela aprovação da nova lei, a empresa providenciou o recapeamento de diversos trechos antes esburacados. Passadas poucas semanas, a capa asfáltica voltou a ceder.

; Recapeamento da Av. Cabo Benedito Alves volta a ceder

A má qualidade das capas asfálticas utilizadas pela COPASA é outra questão tão grave quanto comum. Contudo, trata-se de uma questão problema de responsabilidade exclusiva das prefeituras. “O contrato dos municípios com a COPASA detalha os parâmetros de qualidade do asfalto. Cabe aos prefeitos exigir que eles sejam cumpridos”, explica Eder da TNT.

A Prefeitura de Três Corações tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei aprovada pelos vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...