Pular para o conteúdo principal

NAF DO GRUPO UNIS TEM O MAIOR NÚMERO DE ATENDIMENTOS DO BRASIL PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO


Em 2018 uma parceria inédita entre a Receita Federal e o Grupo Unis deu luz ao NAF, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Instalado no Centro Universitário do Sul de Minas, o Núcleo oferece assistência tributária e fiscal à comunidade de Varginha e região.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Grupo Unis são responsáveis por conduzirem os atendimentos do NAF, após passarem por capacitações, orientações e acompanhamentos oferecidos pelos professores do curso. 

Agendamento online de atendimentos na Receita Federal, informações e auxílio na regularização de CPF, auxílio na elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda simplificado, e recentemente ajuda a contribuintes com o Auxílio Emergencial do Governo, são alguns dos serviços ofertados pelo NAF.

E após completar dois anos de atendimento, em 2020, o NAF do Centro Universitário do Sul de Minas, pelo segundo ano consecutivo, ficou em primeiro lugar no número de atendimentos em relação a todos os Núcleos do Brasil. 

Com um total de 15.511 atendimentos realizados até o dia 30 de junho, o NAF auxiliou contribuintes em demandas relacionadas, principalmente a: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, MEI – Micro Empreendedor Individual e Auxílio Emergencial do Governo Federal.

“O NAF está sendo uma experiência incrível, já estou fazendo parte desse projeto há algum tempo, e os desafios são diários, cada dia uma nova situação, novas idéias e projetos agregados ao NAF, dentre todos os desafios propostos pelo nosso professor Dimas, um evento onde fui palestrante em uma escola aqui de Varginha, marcou minha vida profissional. A motivação é constante, e nem mesmo a pandemia nos atrapalhou para que o nosso trabalho fosse feito com excelência, e com todo comprometimento e dedicação, conseguimos pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação com o maior número de atendimentos realizados no Brasil”, relatou o aluno do oitavo período de Ciências Contábeis, e colaborador do NAF, Daniel Filipe da Silva.

O coordenador do NAF e do curso de Ciências Contábeis, professor Dimas Reis, comenta que o Núcleo do Grupo Unis foi pioneiro na adaptação ao contexto da pandemia, que teve impacto direto na dinâmica de trabalho de todos os Núcleos do país. 

“O NAF UNIS foi pioneiro neste momento de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, desenvolvendo uma metodologia apropriada para o atendimento remoto, que integrou todas as unidades dos NAF’s UNIS, em Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas e Cataguases. Vale ressaltar que este modelo desenvolvido pelo NAF UNIS serviu de modelo para os mais de 400 NAF’s do Brasil”, destacou.

A superação frente ao contexto da pandemia não foi apenas importante para a prática profissional dos alunos, mas também para uma grande parcela da sociedade que depende da dinâmica facilitadora oferecida pelo NAF. 

“Levar informação aos contribuintes é o principal desafio do NAF UNIS. Mesmo sem atendimento presencial, o desafio foi plenamente alcançado. Conseguimos, com êxito, atender até um contribuinte residente na Austrália que estava com pendência no CPF. Isso pra nós foi muito gratificante”, ressalta o professor Dimas Reis.

“Acredito que boa parte de tudo que o NAF UNIS conquistou, como o número de atendimentos, segue principalmente a maneira como interagimos com os contribuintes. Mesmo durante a pandemia conseguimos manter ativo o contato por meio de atendimento online, ligações, WhatsApp, etc. Durante a pandemia fizemos também uma live, o que nos despertou à importância em dedicar mais atenção às redes sociais, pelo fácil acesso a essas plataformas e possibilidade de aumentar ainda mais nosso precioso contato com os contribuintes. Agradeço imensamente a oportunidade de participar do NAF, que me garante uma quantidade incomparável de experiência prática com relação à minha futura profissão de Contadora. Finalizo agradecendo à Receita Federal pela criação do NAF, e também a todo o suporte do nosso coordenador Dimas, que inclusive sempre deixa claro para nós que o NAF é um projeto muito importante para a comunidade, mas principalmente para a formação de nós estudantes”, concluiu a aluna do sexto período do curso de Ciências Contábeis, e colaboradora do NAF, Karla Gomes Evangelista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...