Pular para o conteúdo principal

VEREADORES COBRAM CUMPRIMENTO DE LEI QUE ESTABELECE DIREITO À ANALGESIA EM PARTOS DO SUS


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Poços debateu, em reunião realizada no último dia 25, sobre o cumprimento da Lei nº 9.134/2016, que dá direito à analgesia durante o parto natural realizado pelo SUS. 

Segundo relatos recebidos pela presidente da Comissão, vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari (PT), a algumas mulheres que tiveram bebês na maternidade da Santa Casa de Poços, foi negado o direito estabelecido pela Lei Municipal.

A Lei 9.134, que entrou em vigor em 2016, institui o Plano Municipal para Humanização do Parto e dispõe sobre a administração de analgesia em partos naturais de gestantes do município. Ela garante que a gestante tem direito a receber assistência humanizada durante o parto por parte da Rede de Saúde Pública de Poços de Caldas, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, em seu Artigo 2º, parágrafo III, fica garantido à gestante o direito de optar pelos procedimentos eletivos que, resguardada a segurança do parto, lhe propiciem maior conforto e bem-estar, incluindo procedimentos médicos para alívio da dor.

Após tomarem conhecimento da situação que vem ocorrendo na maternidade da Santa Casa, através de relatos de parturientes, a Comissão deliberou sobre o assunto e resolveu que será encaminhada uma Moção de Apelo ao Hospital da Santa Casa de Poços, destacando o que dispõe a Lei e a obrigatoriedade de seu cumprimento. 

Além disso, será apresentado um requerimento, o qual deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, questionando se o setor tem conhecimento de que a Lei não vem sendo cumprida no hospital. 

Uma reunião com os membros da Comissão, representantes do setor de maternidade e obstetrícia da Santa Casa, da Secretaria de Saúde e do Círculo Materno de Poços também será realizada nos próximos dias, para mais esclarecimentos dos fatos que vêm ocorrendo no município.

A vereadora Maria Cecília defendeu a importância do debate sobre esse e outros assuntos que dizem respeito aos direitos das mulheres. 

“Algumas mulheres têm reclamado que tiveram seus filhos na maternidade da Santa Casa, pelo SUS, mas os pedidos de analgesia dos partos normais não foram atendidos, ou seja, essas mulheres sofreram as dores do parto e não tiveram o direito previsto pela Lei Municipal atendido. Por isso, nós deliberamos aqui, nós queremos entender o que está acontecendo, qual o motivo de a Lei não ser cumprida. Acho importante essa reunião, inclusive, com a participação de uma representante do Círculo Materno, até para que elas possam entender também que essa Comissão está atenta a todos esses problemas e saindo em defesa das mulheres. Nós sabemos o quanto a gente sofre por falta de políticas públicas, sabemos que muitas mulheres ainda sofrem violência obstétrica, por isso a gente se coloca no lugar de todas essas mulheres,” destacou.

Além da vereadora Maria Cecília, são membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, os seguintes vereadores: Lígia Podestá - vice-presidente (DEM); Álvaro Cagnani (PSDB), Lucas Arruda (Rede) e Pedro Magalhães Júnior (PRB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...