Pular para o conteúdo principal

AÇÕES PREVENTIVAS AMBIENTAIS PROTEGEM ÁREAS VERDES PRÓXIMAS À UHE FUNIL

Aceiro

Manutenção de aceiros, limpeza de bacias de contenção das estradas e retirada e destinação de macrófitas contribuem para evitar queimadas, reduzir processos erosivos e ajudam a manter a qualidade da água. Mas você já ouviu falar em alguma dessas ações? Não?! Essas intervenções de rotina realizadas pela Aliança Energia, gestora da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil) contribuem muito para o meio ambiente na região.

Os aceiros são faixas abertas ao longo das cercas ao redor de uma área protegida ou vegetada. Basicamente, é feita a limpeza da vegetação rasteira antes e depois da cerca. Simples, não é mesmo? Pois é graças a esse tipo de intervenção que é possível impedir ou minimizar a ocorrência de queimadas, protegendo não apenas a flora, mas também os animais que ali habitam e que contribuem para o equilíbrio ambiental.

Bacia de contenção de água e sedimentos feita em propriedade da Aliança

“Entre junho e setembro atravessamos o período mais seco do ano, altamente propício às queimadas, provocadas ou acidentais. Só neste ano, quase 4 mil metros de aceiros foram feitos nas proximidades da UHE Funil para proteger as áreas mais sensíveis e que impactam o meio ambiente e a segurança das pessoas“, explica Walisson Soares, analista ambiental na UHE Funil.

Já as bacias de contenção servem para controlar processos erosivos que impactam e empobrecem o solo. E, em áreas onde ocorrem erosões severas, pode haver comprometimento da vegetação nativa, danificar estradas rurais, como as que dão acesso à usina, por exemplo, e assorear rios e cursos d’água.

Macrófitas, espécie de plantas aquáticas, têm boa capacidade de ‘limpar’ águas que recebem muita matéria orgânica proveniente das cidades (esgoto não tratado, por exemplo), mas, em excesso, podem contribuir para variação da qualidade da água e, no caso da Aliança, podem interferir severamente em equipamentos importantes das usinas, impactando a geração de energia.

“Este ano foram retirados cerca de 1.824 m3 de macrófitas no reservatório, equivalente a mais de 1.800 caixas d’água de mil litros“, comenta Diogo Lemos, analista de meio ambiente da UHE Funil. 

E acrescenta: “temos um rio com qualidade de água muito boa nessa região, mas estamos nos preparando para ganhar em agilidade e eficiência na destinação do material retirado próximo ao barramento, por isso, adequamos e ampliamos o pátio de depósito desse material“, finaliza.

Além disso, a Aliança Energia tem plantado florestas ao longo dos anos, recuperamos áreas de preservação, protegemos nascentes, criamos reservas naturais e diversas ações que contribuem para todo o ecossistema das regiões onde atuamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...