Pular para o conteúdo principal

DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI DECRETA RETOMADA DE CELEBRAÇÕES A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 15

Sede da Cúria Diocesana funciona anexa à Casa Episcopal, centro histórico de São João del-Rei, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis

Na manhã de ontem, quarta-feira, 5, o bispo diocesano de São João del-Rei, nas Vertentes, dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente o vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, e os demais membros do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral, se reuniram de forma remota, através de uma videoconferência, para avaliar a atual situação vivenciada neste tempo de pandemia e a viabilidade na retomada das celebrações.

Segundo o decreto, as celebrações poderão ser realizadas a partir do dia 15 de agosto, seguindo diversas recomendações para a maior segurança de todos. As atividades pastorais e de natureza formativa (encontros de oração, catequeses e reuniões) continuam suspensas. 
    Recomendações:

  • A respeito do número de participantes seja respeitada a marca de 30% da capacidade do templo e nunca mais que isso. Onde houver a recomendação das autoridades competentes estabelecer outro número, esta orientação seja acolhida.
  • Seja mantida a distância de segurança de 2 metros entre os participantes das celebrações.
  • Que as celebrações não extrapolem a duração de uma hora e a comunhão aos fiéis seja dada, única e exclusivamente, na mão.
  • O uso de máscara é obrigatório durante as celebrações.
  • As ofertas e o dízimo sejam sempre entregues ao final da celebração.
  • Recomendamos que pessoas idosas e com fatores de risco não participem das celebrações.
  • Onde houver necessidade, a juízo do Pároco ou Administrador Paroquial, as celebrações poderão ser multiplicadas de modo a atender um maior número de fiéis.
  • O Pároco ou Administrador Paroquial juntamente com o Conselho de Pastoral Paroquial defina como e quando acontecerão as celebrações nas Comunidades.
  • Lembramos que durante a Pandemia todos os fiéis estão dispensados do Preceito da Missa Dominical. Como não será possível acolher a todos nas Missas Dominicais, que os fiéis possam fazer a opção por participarem das Missas durante a semana.
  • A definição de quem irá participar das Celebrações seja feita de modo criterioso mediante agendamento na secretaria paroquial.
  • Em caso de Missas com intenções de sétimo dia, bodas, aniversários, seja dada preferência de participação aos familiares.
  • As transmissões pelas mídias sociais sejam mantidas de modo que, aqueles que não podem participar presencialmente, tenham oportunidade de acompanhar as celebrações.
  • Ficam vedadas as procissões e Missas Campais. As Missas de Exéquias (corpo presente) também continuarão suspensas, vigorando a prática da Encomendação no local do velório.
  • Para as celebrações seja organizado o fluxo de pessoas na Igreja da seguinte forma: uma só entrada dos fiéis onde haverá o controle e a aferição da temperatura de todos. Os fiéis deverão sair, ao final da celebração, por outra porta distinta.
  • Cada Paróquia ofereça aos fiéis Álcool em Gel ou Álcool 70% na entrada das Igrejas para higienização.
  • Seja organizada uma equipe de limpeza para a correta higienização e assepsia do ambiente celebrativo, bem como dos vasos e utensílios utilizados nas liturgias.
  • Os sanitários e bebedouros das Igrejas devem ser interditados.
  • Promova-se ventilação do espaço celebrativo deixando durante a celebração janelas e portas abertas.
  • Para a celebração comunitária do batismo deve vigorar o mesmo percentual de participação, ou seja, 30% da capacidade de cada templo. Assim, pedimos atenção quanto ao número de crianças em cada celebração. Será permitida na celebração batismal somente a presença de pais e padrinhos de batismo.
  • Como a celebração batismal exige contato físico do ministro do batismo com a criança, recomendamos a leitura prévia das indicações da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Confira: https://www.cnbb.org.br/cnbb-envia-aos-bispos-do-brasil-orientacoes-liturgico-pastorais-para-retorno-as-atividades/
  • No tocante à Celebração Matrimonial, serão admitidas a presença dos pais dos noivos e das testemunhas (padrinhos) somente .
  • Para a Celebração dos demais Sacramentos consultar as indicações da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Confira: https://www.cnbb.org.br/cnbb-envia-aos-bispos-do-brasil-orientacoes-liturgico-pastorais-para-retorno-as-atividades/
  • Para a maior segurança de todos, os Ministros Ordenados (Bispos, Padres e Diáconos) façam o teste para a COVID-19 antes da retomada das Celebrações Presenciais.
  • As atividades pastorais e de natureza formativa (encontros de oração, catequeses e reuniões) continuam suspensas.
  • Nas cidades e paróquias onde não seja possível a retomada das celebrações em virtude de legislação local, sejam observadas as recomendações das autoridades locais e sanitárias.
  • Orientamos que diante de um possível agravamento da pandemia na região ou no município haja suspensão imediata das atividades religiosas, priorizando a vida e saúde das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...