Pular para o conteúdo principal

NOTA TÉCNICA SOBRE ESTAÇÃO COSTA PINTO É DIVULGADA EM WIKI SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS

MPMG lança Wiki do Patrimônio Cultural com notas técnicas de mais de 200 municípios

A Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC) inaugura, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, ambiente virtual com informações sobre os bens culturais dos municípios mineiros. A Wiki conta atualmente com notas técnicas de mais de 200 municípios, elaboradas desde 2014. Nas próximas etapas serão inseridos estudos técnicos de anos anteriores.

Em seus 17 anos de existência, a CPPC tem promovido a construção de conhecimento sobre bens culturais de Minas Gerais, por meio da elaboração de notas técnicas e laudos, promoção de publicações, colecionamento de dossiês, entre outros. 

Embora o material pudesse ser consultado nos procedimentos respectivos, o acesso só era possível presencialmente, trazendo dificuldades à pesquisa. A fim de criar um ambiente de troca e pesquisa, surgiu a ideia de usar a plataforma Wiki para disponibilizar o acervo técnico existente na CPPC e torná-lo acessível aos membros e servidores de todo o estado, e também para o público externo. 

O município de Lavras, no Sul de Minas, conta com uma nota técnica de 2018/2018 sobre a Estação Ferroviária Costa Pinto, na Zona Sul de Minas. A antiga Estação Ferroviária Costa Pinto situa-se na rua Gustavo Pena s/nº. Foi  tombada pelo município através do Decreto nº 6678, de 05 de abril de 2006. No ano de 2014, quando foi realizada vistoria no imóvel, a edificação abrigava o Teatro Municipal João Pereira de Carvalho.

Consta nos autos que no ano de 2015 o imóvel em análise e outros bens ferroviários foram cedidos  pelo DNIT à Associação Circuito Ferroviário Vale Verde pelo prazo de 20 anos para uso gratuito, com a finalidade de implantar o projeto “Trem Turístico Expresso do Rei”.

De acordo com a promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, coordenadora das promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural, o compartilhamento do acervo de pesquisas permite que o conhecimento individual se torne coletivo e interdisciplinar, e seja uma base para que outros estudos possam ser agregados ao projeto. 

A Wiki é uma ferramenta de fácil utilização e os colaboradores podem criar novas páginas, editar as páginas existentes, inserir links e criar conexões entre os documentos e publicações já inseridas. A pesquisa é rápida e fácil em computadores e smartphones, sendo possível pesquisar se o município possui estudos específicos sobre algum de seus bens culturais. 

“O projeto é contínuo e colaborativo e esperamos que este seja o início de um grande acervo, organizado e categorizado, produzido na atuação incansável na defesa do nosso patrimônio cultural. O projeto está aberto a novos olhares e novas ideias”, comentou a promotora. 

Segundo a promotora, os membros e os servidores podem conhecer e contribuir com conteúdos sobre os municípios em que atuam, se tornando colaboradores e editores da Wiki do Patrimônio Cultural. 

Acesse a Wiki do Patrimônio Cultural aqui,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...