Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIFAL-MG MONITORAM A CIRCULAÇÃO DE SARS-CoV-2 NO SUL DE MINAS

Rastreamento é feito por por meio de testes sorológicos e moleculares; monitoramento envolve ambientes hospitalares, campi da UNIFAL-MG e outros locais públicos de grande circulação
A ação contribui para o monitoramento da circulação do vírus por meio da detecção de anticorpos contra o novo coronavírus em três grupos diferentes

Como o novo coronavírus circula na região sul de Minas? Para ajudar a responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) realiza testes sorológicos e moleculares que buscam monitorar a circulação do SARS-CoV-2 e a imunidade a esse vírus na população sul-mineira.

Sob a coordenação do professor Luiz Felipe Leomil Coelho, do Laboratório de Vacinas do Departamento de Microbiologia e Imunologia da universidade, a ação envolve a detecção de anticorpos contra o vírus em três grupos diferentes. 

“O primeiro grupo consiste em pacientes com síndromes gripais e síndrome respiratória aguda grave, atendidos em hospitais das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. O segundo é representado pelos profissionais de saúde envolvidos diretamente e indiretamente em ações de enfrentamento à Covid-19 desses hospitais. O terceiro grupo amostral consiste em discentes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores da UNIFAL-MG”, conta o coordenador.

De acordo com professor Luiz Felipe, o projeto foi proposto tendo em vista que realizar testes sorológicos, que abrangem de forma sistemática a população exposta à infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em uma determinada região, facilita o conhecimento sobre a circulação do vírus. “As evidências científicas mostram que é preciso monitorar a circulação do vírus em uma determinada população, incluindo nesse monitoramento os indivíduos com a doença detectável – os quais representam somente uma fração da população infectada -, e os assintomáticos – os quais são a maioria dos indivíduos infectados pelo vírus”, explica.

O trabalho teve início há dois meses, quando a equipe responsável desenvolveu uma padronização dos testes sorológicos para a detecção contra o novo coronavírus. 

Neste período, foram realizados alguns testes em servidores e colaboradores da UNIFAL-MG e, conforme, professor Luiz Felipe, o projeto se encontra em fase de aquisição de materiais para ampliar a testagem. “A previsão é que em setembro, iniciaremos os testes sorológicos e moleculares nas três cidades do sul de Minas: Alfenas, Poços de Caldas e Varginha”, afirma.

A contribuição desse projeto para o enfrentamento à Covid, segundo Prof. Luiz Felipe, será crucial para entender o risco de infecção na população monitorada, o que vai auxiliar inclusive gestores de saúde.

“Sabe-se que o SARS-CoV-2 permanece viável em diferentes tipos de superfícies, tais como metal e plástico por até 72 horas. Considerando essa característica do vírus, iremos realizar testes moleculares para a detecção do vírus em áreas públicas, tais como praças e outros pontos de alta circulação de pessoas, como rodoviárias, bancos etc. As informações geradas serão fundamentais para entender o risco de infecção na população nesses ambientes. Portanto, os resultados gerados poderão ser utilizados pelos gerentes de saúde para controlar os movimentos populacionais nessas áreas, bem como estabelecer medidas efetivas de desinfecção ambiental”, comenta.

O projeto conta com a UFMG como parceira, a qual fornece alguns insumos para a execução dos testes sorológicos e moleculares. A colaboração é baseada também na discussão dos protocolos experimentais e dos resultados obtidos.

A previsão é que o rastreamento seja realizado até julho de 2021.

com Ana Carolina Araújo - da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...